Notícia
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Despedimentos na função pública vão avançar (Jornal de Negócios) Os funcionários públicos nomeados, tanto os actuais como os que vierem a ser admitidos na Administração Pública, poderão ser despedidos caso tenham nota negativa na avaliação de desempenho por dois anos consecutivos.
QREN impõe até 2015 facturação electrónica obrigatória no Estado (Jornal de Negócios) O Governo divulgou ontem a versão mais actualizada dos programas operacionais, onde se definem os montantes, os objectivos e as tipologias dos projectos que poderão candidatar-se aos 21,5 mil milhões de euros de fundos comunitários que a União Europeia promete transferir para Portugal entre 2007 e 2013 ao abrigo do novo quadro de apoio - o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
Sócrates cede à Função Pública (Diário Económico) Ao contrário do que se esperava, o governo não vai permitir despedimentos na Administração Pública. Fica tudo na mesma. Aquela que foi anunciada como sendo ‘a mãe de todas as reformas’ para emagrecer o Estado, afinal, não vai criar condições
Tele2 estuda abandonar Portugal (Diário Económico) A Tele2 está a estudar a possibilidade de sair do mercado português. A decisão de procurar potenciais compradores é recente e responde às indicações da casa-mãe sueca.
Governo vai controlar o cumprimento das obrigações fiscais e contributivas dos funcionários públicos (Público) O Governo vai controlar o cumprimento das obrigações fiscais e contributivas dos funcionários públicos. A nova versão do anteprojecto de decreto-lei que permite o cruzamento de informações constantes nas várias bases de dados implica um maior controlo da atribuição de benefícios fiscais e prestações a estes funcionários e a desburocratização da Caixa Geral de Aposentações. Ontem, o ministro das Finanças anunciou que os funcionários em regime de nomeação vão perder direitos a partir de 2008. Os funcionários com vínculo de nomeação passarão a estar abrangidos pelo regime do contrato individual de trabalho em matérias como as faltas, licenças, horário de trabalho ou honorários.
Selos da Afinsa eram registados a preços muito superiores aos reais (Público) Os responsáveis da Afinsa, a firma espanhola de bens tangíveis onde foi descoberto um buraco financeiro de 1700 milhões de euros, sabiam que tinham nos seus activos selos que valiam 2,5 a 3 por cento dos valores por que estavam registados nos catálogos da sociedade.
Cimpor, Jerónimo Martins e Impresa são as preferidas (Diário de Notícias) O valor de algumas acções já estão num patamar que as torna novamente atractivas em termos de investimento, depois da forte correcção sofrida pelas Bolsas mundiais nas últimas cinco sessões - que também afectou a Euronext Lisboa. Isso mesmo foi possível observar na recuperação registada ontem. O DN procurou saber, junto dos gestores de fundos de acções nacionais - os investidores mais activos do mercado português - quais são as suas preferências no novo cenário da Bolsa de Lisboa. E as opiniões mais unânimes centraram-se em três títulos: Impresa, Cimpor e Jerónimo Martins.
CGD tem 26 milhões para prémios a trabalhadores (Diário de Notícias) A Caixa Geral de Depósitos dispõe de uma almofada de aproximadamente 26 milhões de euros para distribuir pelos seus trabalhadores. Ao que o DN apurou junto de fonte da instituição, o banco estatal constituiu uma provisão nos resultados de 2006 daquele valor que, provavelmente em Maio próximo, será entregue aos trabalhadores da actividade bancária do grupo como prémio de desempenho.