Notícia
Renault lidera em quatro países da Europa Ocidental incluindo Portugal
A Renault liderou em quatro países da Europa Ocidental, nomeadamente em Portugal onde registou uma quota de mercado de 15,6%, em 2004, ano em que as vendas do grupo aumentaram 4,2% a nível mundial, revelou a fabricante de automóveis em comunicado acrescen
A Renault liderou em quatro países da Europa Ocidental, nomeadamente em Portugal onde registou uma quota de mercado de 15,6%, em 2004, ano em que as vendas do grupo aumentaram 4,2% a nível mundial, revelou a fabricante de automóveis em comunicado acrescentando que os objectivos para 2005 passam por manter uma quota de mercado a um nível semelhante ao de 2004, na Europa Ocidental, e por aumentar, a nível mundial, as vendas através do lançamento de novos modelos.
Segundo a mesma fonte, as vendas do grupo Renault avançaram 4,2% a nível mundial em 2004 atingindo um valor «recorde» de 2,48 milhões de veículos vendidos, representando este volume uma quota de mercado mundial de 4,1%.
Na Europa Ocidental, a Renault «consolidou a sua liderança graças ao desempenho do ‘Mégane family’». O grupo liderou a nível de ligeiros de passageiros pelo terceiro ano consecutivo, com uma quota de mercado de 10,3% e manteve o lugar de líder de ligeiros de passageiros e ligeiros comerciais pelo sétimo ano consecutivo com 10,8%, explica o comunicado.
A mesma fonte revela que foi líder em França, Espanha e em Portugal. Na França registou uma quota de mercado de 28,4% com 689,025 mil carros registados em 2004, com os modelos «Mégane» e «Clio» a ficarem em primeiro e terceiro lugares em 2004, e, juntamente com o «Laguna» e «Twingo», a Renault perfez quatro dos dez carros mais vendidos na França.
Clio substituído no primeiro semestre de 2006
A Renault foi também o número um em Portugal e Espanha com 15,6% e 12,8%, respectivamente de quota de mercado e também na Bélgica com 11,8%. A fabricante de automóveis explica que o «Clio» - que vai ser substituído na primeira metade do próximo ano, «continua a registar vendas fortes» - ocupou o segundo lugar nas vendas de automóveis pequenos a nível europeu, com 373,7 mil veículos vendidos e com 2,57% da quota de mercado a nível europeu.
A fabricante de automóveis também acelerou no resto do mundo com a vendas a aumentarem 16,4% para 676,9 mil unidades fora da Europa Ocidental, fazendo «avanços significativos em mercados como a Turquia, Algéria, Rússia, África do Sul, Argentina e México». No México e na Algéria, a Renault vendeu mais de 20 mil veículos pela primeira vez.
Renault quer manter níveis de 2004 com lançamento de modelos
Para 2005, os objectivos são manter uma quota de mercado na Europa Ocidental semelhante à de 2004 enquanto aumenta os lucros nessa região e aumentar também as vendas no resto do mundo. Fora da Europa Ocidental, a Renault planeia continuar a perseguir as oportunidades de crescimento oferecidas na Europa Central e de Leste, na Rússia, Turquia e América Latina.
O grupo «vai claramente beneficiar em 2005 de uma gama que está a ser alargada e quase completamente renovada», explica a empresa salientando que a gama «Mégane» está agora terminada e estima-se que as suas vendas progridam da mesma forma que em 2004. No sector de carros pequenos, o «Modus» vai registar «o seu primeiro ano de vendas», enquanto o «Clio» vai ser substituído na segunda metade de 2005. Quer o «Laguna» quer o «Vel Satis» «vão beneficiar de pequenas alterações» na primeira metade deste ano.
Ainda em 2005 a Renault vai assistir à extensão do programa «Logan», cujo modelo vai ser lançado na primeira metade do ano numa série de novos mercados nomeadamente a Polónia e a Eslovénia, entre outros. Este modelo, que actualmente só é comercializado na Roménia, vai ser também vendido na Europa Ocidental no final da primeira metade de 2005.