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Reclamações aumentam 28% até Junho

No primeiro semestre deste ano chegaram à Anacom mais de dez mil reclamações por escrito enviadas por utilizadores de serviços de comunicações, assim como pelo público em geral. Além das 10.259 reclamações, o regulador recebeu ainda 363 pedidos de informa

25 de Setembro de 2007 às 16:40
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No primeiro semestre deste ano chegaram à Anacom mais de dez mil reclamações por escrito enviadas por utilizadores de serviços de comunicações, assim como pelo público em geral. Além das 10.259 reclamações, o regulador recebeu ainda 363 pedidos de informação e realizou 2.347 consultas telefónicas e presenciais.

Em comparação com o primeiro semestre de 2006, estes valores representam um aumento de 28% no total de reclamações recebidas pela Anacom sobre serviços de telecomunicações, sendo que a maioria das queixas, "tal como nos anos anteriores" diz respeito às comunicações electrónicas – 7.772 reclamações em 10.259.

Desagregando ao nível das comunicações electrónicas, a Anacom aponta que "o serviço VoIP motivou o maior número de reclamações por cada 1.000 clientes, com 0,13% dos clientes a reclamar; logo seguido do serviço de acesso à Internet, com 0,12% dos 1,66 milhões de clientes a apresentarem reclamações". O serviço fixo de telefone registou uma taxa de reclamações de 0,08% fruto, diz o regulador, "do aumento de reclamações sobre a demora na desactivação da pré-selecção".

Ainda sobre os motivos das queixas, o comunicado da Anacom aponta que as reclamações relativas a equipamentos (1.449), relacionadas com o atendimento ao cliente (1.412) e sobre facturação (1.308) são as mais frequentes.

Em relação ao serviço postal, a Anacom aponta que a correspondência foi mais uma vez "o serviço mais reclamado", com 1.168 queixas do total de 2.384 reclamações contra os serviços postais.

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