Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Benefício económico da PPP está desfasado da factura financeira"

Ricardo Reis, que integra a equipa de trabalho do Observatório das Parcerias Público-Privadas (PPP), da Universidade Católica, não tem dúvidas que as primeiras versões deste modelo não foram lançadas de forma correcta. Mas considera, em entrevista ao Negócios, que ultimamente, no que respeita à partilha de risco, "o Estado está melhor resguardado".

22 de Novembro de 2010 às 00:01
  • ...
Na opinião de Ricardo Reis, os desvios de custos nestas parcerias devem-se a três principais factores: a indefinição da política das PPP, as sistemáticas alterações aos projectos inicias e a má planificação.

Sobre o número de PPP e concessões que hoje existem em Portugal, não sabe se é “o número correcto ou proporcional ao que o País necessita”. Defende é que o País “deve ter uma ideia clara das políticas de investimentos públicos que necessita e que pode comportar no curto, médio e longo prazo

O responsável destaca ainda um aspecto que muito tem contribuído para uma má experiência das PPP. “Como o investimento público é uma parcela importante da política económica de um País, os governos entendem estar a retirar benefícios económicos (por exemplo, estimulando o crescimento ou o emprego), que não são contabilizados financeiramente do lado do privado. Como o custo do investimento não se atenua do lado do privado por esses benefícios, este acaba por cobrar a realização de projectos financeiramente inviáveis, mas, porventura economicamente interessantes”.

Sublinha, no entanto, que “muito destes benefícios económicos são de curto prazo e estão com um horizonte temporal desenquadrado da factura financeira que é de médio longo prazo”. Ou seja, afirma, “para que o crescimento económico e o emprego em determinado ano não tenha sido pior, ficamos uma década inteira a pagar uma infra-estrutura de utilidade duvidosa”.









logo_empresas

Ver comentários
Saber mais Ricardo Reis Observatório das Parcerias Público-Privadas PPP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio