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PT vai distribuir aos accionistas 2,187 mil milhões de euros

Os accionistas da Portugal Telecom (PT) vão aprovar hoje, em assembleia geral, que lhes sejam entregues as 180,6 milhões de acções da PT Multimedia detidas pela PT - equivalentes a 58,43% do capital da Multimedia.

27 de Abril de 2007 às 13:05
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Os accionistas da Portugal Telecom (PT) vão aprovar hoje, em assembleia geral, que lhes sejam entregues as 180,6 milhões de acções da PT Multimedia detidas pela PT - equivalentes a 58,43% do capital da Multimedia.

O mercado avaliava ontem esta posição em 2,187 mil milhões de euros, já que cada acção da empresa ainda presidida por Zeinal Bava fechou a sessão a valer 12,11 euros. Henrique Granadeiro, presidente da PT, prometeu oferecer a Multimédia a "custo zero" aos accionistas caso estes rejeitassem a OPA (oferta pública de aquisição) da Sonaecom, e agora chegou a hora de cumprir a promessa.

Esta promessa, além do valor da participação em si, também vai custar à PT mais de 663 milhões de euros em receitas operacionais, 211 milhões de euros de EBITDA - resultado operacional mais amortizações - e 8,6% dos lucros que a operadora registou em 2006. Além disso, a PT está ainda a abdicar do único negócio que registou francas melhorias no ano passado.

Em 2006, e entre os principais negócios da PT, - rede fixa, TMN, Vivo e PT Multimedia - só esta última registou crescimentos ao nível do EBITDA, com mais 8,3% do que o registado em 2005. Os três restantes negócios mencionados viram este indicador cair mais de 2% em 2006, sendo que nas comunicações fixas, o EBITDA caiu 5%. Olhando ao nível das receitas operacionais, o cenário é quase idêntico.

A rede fixa e a TMN viram as receitas recuarem 6,8% e 2,1%, respectivamente, enquanto que a PT Multimedia encaixou mais 5,8%. A Vivo também registou um comportamento positivo, com mais 3,3%.

PT perde 1,8 milhões de clientes

No final do ano passado, e considerando apenas o negócio em Portugal, a PT Multimedia era responsável por 16,6% das receitas conseguidas pelo grupo de Granadeiro, 11% do EBITDA, 6% do "cash flow" gerado e 15,4% dos clientes da PT.

Entre clientes da Netcabo e da TV Cabo, a PT Multimedia contava no final de Dezembro último com 1,842 milhões de subscritores dos seus serviços. Em termos totais (ver números em cima), a saída da PT Multimédia da esfera de consolidação do Grupo PT irá igualmente "sair caro" às contas da empresa de Henrique Granadeiro.

Por outro lado, e ao nível dos custos, sem a Multimedia a PT irá "perder" 11,5% dos custos operacionais. Além desta "poupança", também os gastos da operadora portuguesa com investimentos - capex - deverão recuar mais de 13%, já que a PTM foi responsável por 132,8 milhões, dos mil milhões de euros investidos pelo Grupo PT em 2006.

A AG inicia-se às 14h. A reunião magna irá aprovar também o relatório e contas de 2006 da empresa.

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