Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT quer «papel activo» no processo de consolidação do sector na Europa

A PT quer «ter um papel activo e relevante» no processo de concentração do sector de telecomunicações móveis na Europa, disse hoje Murteira Nabo, sendo que a expansão da empresa é resposta ao aumento do «poder negocial» num dos blocos europeus.

Bárbara Leite 16 de Outubro de 2001 às 20:33
A PT quer «ter um papel activo e relevante» no processo de concentração do sector de telecomunicações móveis na Europa, disse hoje Murteira Nabo, sendo que a expansão da empresa é resposta ao aumento do «poder negocial» num dos blocos europeus. A Portugal Telecom quer «ter um papel activo e relevante» no processo de concentração do sector de telecomunicações móveis na Europa, disse hoje Murteira Nabo, sendo que a expansão da empresa é resposta ao aumento do «poder negocial» num dos blocos que foram criados na Europa.

Para o presidente da Portugal Telecom (PT), o futuro da empresa vai passar pela integração num dos «quatro ou cinco grandes consórcios» que se irão formar na Europa.

Num seminário promovido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) sob o tema: «O processo de internacionalização do Grupo PT», Murteira Nabo referiu que , no seu entender, «haverá quatro ou cinco grandes blocos regionais na Europa» e que «nós seremos um deles», acrescentou o presidente da PT.

O processo de internacionalização da PT para o Brasil, Magrebe, África Austral e Oriente foi uma resposta do Grupo para a perspectiva de consolidação do sector na Europa.

De acordo com as declarações de Murteira Nabo, «com esta escala nova já configurada pretendemos ter um papel negocial na consolidação que se vai dar na Europa brevemente».

Murteira Nabo explicou que a aliança com outros parceiros europeus seria «sempre» efectuada sem perda de controlo de gestão em Portugal.

Esta manutenção do controlo de gestão em Portugal, no âmbito de concentração do sector móvel na Europa, será sustentada com «um acordo de governance com os parceiros», adiantou Murteira Nabo.

Murteira Nabo garante que a entrada da PT num processo de consolidação na Europa não será de «iberização», serão feitas parcerias com «vários players».

A ligação à Telefónica, no contexto europeu, não é clara para Murteira Nabo, tanto que o presidente do Grupo PT , diz que no seu entender a operadora espanhola «precisa de se consolidar».

A PT é a sétima operadora de telecomunicações na Europa sendo de «média dimensão», segundo Murteira Nabo.

A PT fechou hoje com uma capitalização bolsista de 10,22 mil milhões de euros (2,05 mil milhões de contos), cerca de 6 vezes menos que a da espanhola Telefónica e 7,5 vezes menos que a germânica Deutsche Telekom.

As acções da PT encerraram nos 8,15 euros (1.634 escudos) a subir 0,37%

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio