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PT Multimédia lucra 60 milhões nos primeiros nove meses (act)

A PT Multimédia anunciou hoje que os seu resultado líquido referente aos primeiros nove meses deste ano ascendeu a 60 milhões de euros, um valor que compara com os 96 milhões de euros obtidos em igual período de 2005.

09 de Novembro de 2006 às 08:09
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A PT Multimédia anunciou hoje que os seu resultado líquido referente aos primeiros nove meses deste ano ascendeu a 60 milhões de euros, um valor que compara com os 96 milhões de euros obtidos em igual período de 2005.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa detentora da TV Cabo explica que o "resultado líquido dos primeiros nove meses de 2005 inclui um ganho líquido de impostos de 29 milhões de euros relativo à alienação da Lusomundo Media".

Mesmo retirando o ganho extraordinário aos nove meses de 2005, os 60 milhões de euro obtidos pela PT Multimédia nos três primeiros trimestres deste ano representam uma quebra de 10%.

As receitas aumentaram 3,9% no período em análise, comparativamente com o período homólogo de 2005, para 489 milhões de euros, com base no crescimento das receitas de TV por Subscrição e Internet de banda larga, que aumentaram 4,8% no mesmo período, "reflectindo a crescente penetração do pacote digital Funtastic Life e o aumento das subscrições do canal Sport TV".

"Nos primeiros nove meses de 2006, a actividade de TV por Subscrição e Internet de banda larga representou 89% do total de receitas da PT Multimédia".

O EBITDA atingiu 158 milhões de euros, um aumento de 10,2% face a igual período de 2005, o que equivale a uma margem operacional de 32,4% (aumento de 1,8 pontos percentuais) nos primeiros nove meses deste ano, "sobretudo devido ao crescimento de 4,1% do ARPU" (receita média mensal por cliente) no período.

Na apresentação de resultados, a PT Multimédia afirma que "o crescimento do EBITDA e respectiva margem foi condicionado por custos de programação mais elevados em resultado do lançamento do pacote ‘TV Cabo Funtastic Life’ em 2005 e por um aumento significativo do custo de serviços de suporte, nomeadamente os relacionados com o Apoio a Clientes de modo a suportar a aposta na melhoria da qualidade de serviço".

A dívida líquida da PT Multimédia totalizou 212 milhões de euros em 30 de Setembro de 2006, traduzindo-se num aumento de 42 milhões de euros desde 31 de Dezembro de 2005, essencialmente devido aos "dividendos pagos no primeiro semestre de 2006 (85 milhões de euros) que mais do que compensaram o ‘free cash flow’ de 46 milhões de euros gerado no período", refere o comunicado.

"Excluindo compromissos financeiros relativos a contratos de longo prazo de telecomunicações e ‘transponders’, a dívida líquida da PT Multimédia era de 24 milhões de euros no final de Setembro de 2006", acrescenta a empresa.

Os títulos da PT Multimédia [ptm] iniciaram a negociação de hoje a desvalorizar, recuando 0,42% para 9,51 euros.

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