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PT Multimedia lucra 40,4 milhões de euros no primeiro semestre (act)
A PT Multimedia terminou o primeiro semestre do ano com lucros de 40,4 milhões de euros, valor que representa uma quebra face ao período homólogo. Os resultados líquidos divulgados pela dona da TV Cabo ficaram em linha com as estimativas dos analistas co
A PT Multimédia terminou o primeiro semestre do ano com lucros de 40,4 milhões de euros, valor que representa uma quebra face ao período homólogo. Os resultados líquidos divulgados pela dona da TV Cabo ficaram em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Reuters, que previam lucros de 40,3 milhões de euros.
Os lucros apresentados pela empresa liderada por Zeinal Bava representam uma quebra de 7,2% face aos 44 milhões de euros o obtidos nos primeiros seis meses de 2006. Neste período, a PTM beneficiou de "um ganho líquido de imposto de 7 milhões de euros, decorrente da reversão parcial da provisão relativa a indemnizações relacionadas com a venda da Lusomundo Media".
"Excluindo este ganho extraordinário dos resultados do primeiro semestre de 2006, o resultado líquido aumentou 10,4% na primeira metade deste ano impulsionado pelo crescimento homólogo de 7,7% dos resultados operacionais", refere a PTM em comunicado.
A dona da TV Cabo obteve 350,7 milhões de euros de receitas no período em análise, um aumento de 8% em termos homólogos e que, mais uma vez, ficou próximo do esperado pelos especialistas.
Os analistas previam que a PT Multimédia reportasse um aumento de 8,1% nas receitas para a média de 351 milhões de euros. O EBITDA deveria ter crescido 5,6% para 112,1 milhões de euros de acordo com as previsões dos especialistas consultados pela Reuters.
A PT Multimédia reportou um aumento de 7,5% em termos homólogos, atingindo 114 milhões de euros no primeiro semestre, "devido ao crescimento de 5,8% do ARPU (a receita media mensal por cliente) no negócio de TV por Subscrição, Banda Larga e Telefone mas também a boa performance das áreas de Audiovisual e Exibição Cinematográfica".
A base de clientes da PTM aumentou em 3,6%, atingindo 1.495 mil clientes no final do período em análise, com 15 mil adições líquidas no semestre, 7 mil das quais no segundo trimestre deste ano, o que compara com uma perda líquida de 28 mil no período homólogo.
O número de serviços subscritos por cada cliente aumentou de 1,38 por cliente no segundo trimestre de 2006 para 1,49 por cliente no segundo trimestre deste ano, resultando no crescimento de 12,3% nas RGUs (Revenue Generating Units - corresponde à soma do número de subscritores dos serviços básicos de TV por subscrição com o número de subscritores do serviço de TV Digital, o número de subscritores de Internet de banda larga e o número de subscritores do serviço de telefone fixo).
No período em analise, o número de subscritores de "banda larga cresceu 10,5% para 381 mil ( tendo-se registado 9 mil adições líquidas no segundo trimestre), refere a empresa no comunicado enviado à CMVM. Os subscritores do pacote digital aumentaram em 66,9% para 328 mil, tendo a PTM registado uma "forte aceitação do serviço telefónico, com 18 mil adições líquidas no segundo trimestre".