Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT Multimédia compra três operadoras de cabo a Joe Berardo

A PT Multimédia anunciou hoje que chegou a acordo para comprar três operadoras de televisão por cabo, detidas pela Metalgest, de Joe Berardo. O valor do negócios não está fechado, mas segundo apurou o Jornal de Negócios Online ronda os 60 milhões de euros

  • ...

A PT Multimédia anunciou hoje que chegou a acordo para comprar três operadoras de televisão por cabo, detidas pela Metalgest, de Joe Berardo. O valor do negócios não está fechado, mas segundo apurou o Jornal de Negócios Online ronda os 60 milhões de euros.

Num comunicado a PTM refere que chegou a acordo para comprar à Parfitel, 100% do capital da Bragatel, 92,06% do capital da Pluricanal Leiria e 98,75% da Pluricanal Santarém.

Estas operadoras eram também dadas como potenciais alvos da Sonaecom, que tinha como objectivo realizar pequenas aquisições no sector das telecomunicações em Portugal. Já comprou o segmento residencial da ONI e a Tele2 Portugal.

A Partifitel é detida a 100% pela Metalgest, "holding" onde Joe Berardo concentra os seus investimentos. No âmbito do acordo a PT Multimédia vai pagar por estes activos um montante que "está indexado ao EBITDA" das três empresas, quando a transacção for fechada.

O múltiplo aplicado equivale a 12 vezes o EBITDA, sendo que fonte da empresa disse ao Jornal de Negócios Online que o valor do negócio deve rondar os 60 milhões de euros.

Estas três operadoras, presentes nos distritos de Braga, Santarém, Lisboa e Leiria, possuíam um total de 164 mil casas passadas no final de Junho deste ano. E, à semelhança da PTM, oferecem já serviços de "triple play" – TV, Internet e telefone fixo.

As receitas no primeiro semestre ascenderam a 6 milhões de euros e o EBITDA a 2,8 milhões de euros.

Segundo a PTM, "a concretização desta transacção está sujeita à decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência e à realização de uma due diligence pela PT Multimédia".

A PTM pretende proceder à integração total na TV Cabo destas três operadoras e antevê este processo esteja concluído seis meses após o fecho da transacção. "Estima-se que esta integração venha a gerar sinergias significativas, nomeadamente ao nível da aquisição e gestão de conteúdos, do marketing e de outros custos gerais e administrativos", adianta a mesma fonte.

A PTM, através da TV Cabo, é a operadora de TV por cabo líder em Portugal. Em Março tinha 2,89 milhões de casas passadas e um total de 1,488 milhões de clientes em TV por subscrição, Internet de banda larga e telefone fixo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio