Notícia
Proposta da VariLog pode ser vetada por credor da Varig
A proposta da VarigLog para comprar a Varig por cerca de 500 milhões de dólares (390,5 milhões de euros) poderá ser vetada pelo maior credor privado da transportadora aérea brasileira, o fundo de pensões Aerus que tem a receber 2,3 mil milhões de reais (8
A proposta da VarigLog para comprar a Varig por cerca de 500 milhões de dólares (390,5 milhões de euros) poderá ser vetada pelo maior credor privado da transportadora aérea brasileira, o fundo de pensões Aerus que tem a receber 2,3 mil milhões de reais (828 milhões de euros), noticiou o «site» brasileiro «Estadão», citando fontes do sector.
As mesmas fontes explicam que nem com a possibilidade da VarigLog realizar um depósito inicial de 24 milhões de reais (8,6 milhões de euros) no fundo os sensibilizou a votar favoravelmente à oferta, na próxima assembleia de credores, a realizar na próxima segunda-feira.
«O aporte não representa nada, queremos saber o que vai acontecer à Varig antiga», refere a mesma fonte.
O Aerus e as empresas de leasing estão preocupados, refere o «Estadão», com o facto de considerarem que a Varig deveria continuar a amortizar dívidas aos credores.
A VarigLog já depositou cerca de 20 milhões de dólares (15,6 milhões de euros) na transportadora aérea, com vista a assegurar a sua operação até eventual leilão, a realizar no próximo dia 12 de Julho.
A Infraero, gestora de 66 aeroportos no Brasil, diz que apoiará a proposta que lhe assegure reaver a dívida que tem de 600 milhões de reais (216,2 milhões de euros), refere a mesma publicação. «O que queremos é o nosso dinheiro de volta e não pretendemos renunciar um único tostão», diz.
VarigLog só quer 2.500 funcionários
A proposta da varigLog prevê o inicio das operações da nova Varig com cerca de 20 aviões da actual frota de 60 unidades, apesar de só estarem e operação 31, e com 2.500 empregados, noticiou «O Globo». Os restantes 7.500 permaneceriam na antiga Varig que fica em recuperação judicial e com as dívidas de cerca de 7,5 mil milhões de reais (6,7 mil milhões de euros).
De acordo com fontes do sector, o empresário Lap Chan, principal executivo do fundo Matlin Patterson, dona da VarigLog tem participado em reuniões com os cresdores, numa tentativa de ganhar a sua confiança.