Notícia
Produção automóvel nacional volta a cair em Novembro
A produção automóvel portuguesa manteve-se negativa em Novembro, com um decréscimo de 36,5% face ao período homólogo. No acumulado, nos primeiros onze meses de 2007, a quebra na produção cifra-se em 21%, em resultado do encerramento da GM Portugal no fina
A produção automóvel portuguesa manteve-se negativa em Novembro, com um decréscimo de 36,5% face ao período homólogo. No acumulado, nos primeiros onze meses de 2007, a quebra na produção cifra-se em 21%, em resultado do encerramento da GM Portugal no final do ano passado.
De acordo com os dados revelados hoje pela Associação Automóvel Portugal (ACAP), no mês passado foram produzidos 15,889 veículos automóveis em Portugal, número que representa uma quebra de 36,5% face ao mesmo mês do ano anterior.
A produção de ligeiros de passageiros registou um decréscimo de 24,3 %, assim como a de veículos comerciais ligeiros, na ordem dos 60% e de veículos pesados, cuja produção apresentou uma diminuição de 2,5%, em termos homólogos.
Em termos acumulados, de Janeiro a Novembro de 2007 produziram-se em Portugal 168,198 veículos o que corresponde a um decréscimo de 21%, relativamente ao mesmo período do ano anterior
Este decréscimo "continua a ser determinado pelo encerramento no final do ano 2006 da fábrica da GM Portugal", refere a ACAP, acrescentando que "se não entrarmos em linha de conta com a produção da GM no ano anterior, a produção das marcas remanescentes apresenta uma quebra homóloga mensal de 8% e um acréscimo acumulado de 16,6%".
A ACAP revela ainda que do total de veículos produzidos em Portugal este ano, 97,1% (163.293) destinou-se ao mercado externo. Assistiu-se a uma quebra de 20,5% no número de unidades exportadas face ao período homólogo.