Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Processo contra antigos gestores do BCP foi anulado

O juiz António da Hora decidiu que as provas contra os antigos gestores do banco privado são nulas e não podem ser usadas em processos de contra-ordenação. Deste modo o processo foi anulado.

07 de Outubro de 2011 às 15:11
  • 52
  • ...
O processo de contra-ordenação do Banco de Portugal contra seis antigos gestores do BCP é nulo, decidiu o juiz António da Hora.

"O processo sofre uma mal-formação genética", justificou o juiz na audiência que decorreu hoje.

Há duas semanas, o juiz que está a julgar o recurso contra as penas aplicadas pelo BdP aos ex-administradores do BCP decidiu apreciar a questão da nulidade da prova, argumento invocado por alguns arguidos há vários anos.

Os representantes da defesa estavam convencidos que António da Hora ia considerar a prova nula por se tratar de documentação obtida através do crime de violação de segredo bancário, o que, alegavam, teria de resultar na anulação deste processo.

No início de Agosto, ainda antes de o juiz ter decidido avaliar esta questão, o advogado do BCP, que também é arguido no processo do BdP, juntou ao processo um parecer que defende que o banco "cumpriu todas as regras de consolidação [de contas] e de provisionamento a que estava obrigado".

A análise, elaborada por Ana Maria Gomes Rodrigues, académica da Universidade de Coimbra e membro suplemente da Comissão de Normalização Contabilística, apresenta diversos argumentos para sustentar que o BCP respeitou as regras de contabilidade no que diz respeito ao tratamento contabilístico das "offshores" que estiveram na origem do caso.



Ver comentários
Saber mais BCP gestores António da Hora
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio