Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Prisa oferece prémio de 30,5% face à cotação média desde a entrada em bolsa

No prospecto, o grupo espanhol defende que o valor da contrapartida de 7,40 euros avalia a Media Capital acima das empresas europeias comparáveis do sector, e da média das avaliações dos analistas.

22 de Janeiro de 2007 às 22:02
  • ...

No prospecto, o grupo espanhol defende que o valor da contrapartida de 7,40 euros avalia a Media Capital acima das empresas europeias comparáveis do sector, e da média das avaliações dos analistas.

Na justificação do preço oferecido, a Prisa começa por argumentar que a contrapartida representa um prémio de 30,5% sobre a cotação média ponderada das acções da Media Capital desde a entrada em bolsa, a 1 de Abril de 2004, até à data prévia ao anúncio preliminar (25 de Outubro de 2006 ), que foi de 5,67 euros por acção.

A empresa espanhola considera que o preço oferecido é "superior ao valor da sociedade visada". E sustenta que a sua contrapartida é superior ao valor das empresas comparáveis da indústria europeia do audiovisual. As empresas utilizadas são as alemãs RTL e Prosieben, as francesas TF1 e M6, a italiana MediaSet, as inglesas ITV e Modern Times Group e as espanholas Telecinco e Antena 3.

Segundo o prospecto, o preço oferecido pela Prisa avalia a Media Capital em 14,9 vezes o EBITDA estimado para 2006, enquanto as empresas comparáveis são avaliadas nos mesmos cálculos em 10,9 vezes, ou seja, o grupo espanhol oferece um prémio 37,2% superior. As mesmas contas representam um prémio de 39,7% face às previsões para 2007.

Os 7,40 euros oferecidos têm implícito também um prémio de 51,6% face às estimativas para os lucros das empresas comparáveis em 2007. A Impresa não é incluída nesta análise.

A Prisa refere ainda que a negociação do número médio de acções é muito reduzido, que a liquidez foi diminuindo, e que a contrapartida oferecida avalia a Media Capital acima das média de 7 avaliações de bancos de investimento, que é de 6,65 euros. Um prémio de 11,28% face à contrapartida. Foram consideradas as recomendações dos analistas anteriores a anúncio do lançamento da oferta, que oscilam entre os 5,5 euros do Millennium bcp investimento e os 8,1 euros da UBS.

"O valor contabilístico registado de cada acção resultante das contas anuais e das contas trimestrais é de 1,52 euros e 1,65 euros, respectivamente. O valor da contrapartida oferecida é, desta forma, superior, respectivamente, em 387% e 348% ao valor contabilístico dos capitais próprios consolidados da Media Capital", argumenta a Prisa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio