Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal entre os cinco países mais afectados pelo vírus MyDoom

Portugal está entre os cinco países mais afectados do mundo pelo MyDoom (Minha Condenação), o vírus que mais rapidamente se propagou na história da informática e que colocou em alerta máximo todas as empresas de segurança do mundo.

02 de Fevereiro de 2004 às 08:34
  • ...

Portugal está entre os cinco países mais afectados do mundo pelo MyDoom (Minha Condenação), o vírus que mais rapidamente se propagou na história da informática e que colocou em alerta máximo todas as empresas de segurança do mundo.

Segundo o "Correio da Manhã" cada português que ontem se ligou à Internet pode ter contribuído, sem o saber, para um ataque virtual, alegadamente a partir da Rússia, à empresa americana de software SCO, que decorreu durante todo o dia e que a obrigou a "sair" da Internet.

É seguro assumir que muitos sistemas informáticos em Portugal e Espanha foram gravemente infectados", garantiu ao Correio da Manhã David Sancho, coordenador da Trend Micro, uma empresa de combate a vírus. De acordo com este responsável, "é quase impossível neste momento ter uma apreciação dos danos reais deste vírus, já que o ataque ainda não terminou".

Milhões de computadores foram afectados esta semana pelo vírus que chega por correio electrónico, usa a lista de endereços instalada na máquina para se multiplicar e massificar o ataque. Para além de atacar as empresas, fazendo milhões de acessos em simultâneo a partir dos computadores infectados (e sem que os utilizadores se apercebam), o vírus abre ainda uma porta do computador que permite o acesso a partir do exterior.

O próximo ataque está marcado para a próxima quarta-feira, desta feita tendo como alvo a Microsoft, que já ofereceu uma recompensa de 250 mil dólares por informações que conduzam à prisão do autor.

TAP, bancos e administração pública foram afectados

Centenas de empresas portuguesas estão a ser afectadas com o vírus ‘Mydoom’. Segundo apurou o "Correio da Manhã", pelo menos uma grande instituição bancária pediu um reforço da segurança informática durante este fim-de-semana.

A Transportadora Aérea Nacional (TAP) também não escapou ao "pesadelo". Fontes da empresa confirmaram o "ataque informático", que teve o seu ponto máximo na passada quinta-feira (dia 29). "Tivemos muito trabalho, mas a nossa equipa informática conseguiu conter os ataques. Nenhuma unidade vital foi afectada. Hoje mesmo vamos fazer um balanço do que aconteceu", afirmou uma fonte oficial da TAP.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio