Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Espanha criam “SIBS” da electricidade

Os consumidores de electricidade em Portugal e Espanha vão, a partir do próximo ano, beneficiar de operadores logístico de mudança de comercializador. O objectivo destas sociedades gestoras independentes, que vão ser criadas em cada um dos países com part

08 de Março de 2007 às 16:26
  • ...

Os consumidores de electricidade em Portugal e Espanha vão, a partir do próximo ano, beneficiar de operadores logístico de mudança de comercializador. O objectivo destas sociedades gestoras independentes, que vão ser criadas em cada um dos países com participações cruzadas de 10%, é assegurar que o incumbente não cria dificuldades à mudança de fornecedor de electricidade, no âmbito do mercado liberalizado.

A sociedade gestora portuguesa, cujo enquadramento legislativo está a ser ultimado pelo Governo, irá ter uma função semelhante à SIBS – rede interbancária.

A estrutura e origem do capital (público ou privado) desta sociedade, que vai ter fins lucrativos, é um dos pontos por definir, sendo que a REN – Redes Energéticas Nacionais poderá vir a ser um dos accionistas.

O presidente da REN diz que só se vai pronunciar sobre este eventual cenário quando o diploma estiver preparado.

José Penedos para já considera que "a mudança de comercializador terá de ser gerida por um operador independente".

A evolução tecnológica com a implementação de instrumentos de telecontagem dos consumos de energia é, segundo Penedos, uma das condições fundamentais para que a mudança de comercializador venha a ser uma prática comum para os consumidores e o mercado liberalizado funcione efectivamente.

"A eficiência energética justifica que o País faça esta mudança imprescindível para validar a liberalização", apesar de "não agradar aos incumbentes".

A adopção de um sistema de telecontagem poderá segundo, fontes do mercado, custar cerca de 600 milhões de euros, reflectidos na tarifa cobrada aos consumidores finais.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio