Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é dos países europeus onde mais se rouba nas lojas

O Barómetro Europeu de Perdas no Retalho coloca Portugal nos países onde as lojas registam mais roubos. A média portuguesa é de 1,4% do volume de vendas, quando na Europa esse indicador situa-se nos 1,37%. A APED diz que os números não são preocupantes.

18 de Junho de 2003 às 13:16
  • ...
O Barómetro Europeu de Perdas no Retalho coloca Portugal nos países onde as lojas registam mais roubos. A média portuguesa é de 1,4% do volume de vendas, quando na Europa esse indicador situa-se nos 1,37%. A APED diz que os números não são preocupantes.

Pela primeira vez em três anos, as perdas médias (por crime ou desperdício) no retalho europeu baixaram. Segundo o relatório do Barómetro Europeu de Perdas no Retalho, apresentado hoje, em Lisboa, em 2002/2003 as «baixas» nas lojas desceram 5,5%.

Portugal faz parte da lista dos países onde mais se rouba nas lojas, juntamente com o Reino Unido, a Noruega, a Grécia, a Finlândia e a França.

No final da apresentação, Luís Vicente Dias, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), afirmou aos jornalistas não estar surpreendido com os resultados uma vez que «Portugal está muito próximo da média europeia».

Este responsável sublinhou que a APED tem em permanência uma Comissão de Segurança do Ponto de Venda, onde ao associados se debruçam sobre este problema, partilhando experiências e conhecimentos para melhor o combater.

Luís Vicente afirmou que a maior parte dos roubos são feitos de forma muito simples, como colocando bens dentro de outros produtos ou neutralizando os sistemas de segurança, mas sublinhou: «já começa a haver o crime organizado, em que há um mercado para os produtos roubados».

Os países em que o fenómeno do roubo em lojas menos se verifica são a Suíça, a Áustria e a Alemanha.

O estudo do crime no sector do retalho em toda a Europa foi elaborado pelo Center for Retail Research (CRR), com base numa pesquisa feita em 17 países, em todos os tipos de negócio.

Segundo Joshua Bamfield, director do CRR, que apresentou hoje o relatório, o custo total do crime do retalho na Europa é de 29,02 mil milhões de euros. Só na segurança os custos das lojas subiram 12,7%.

O argumento mais utilizado pelos ladrões para o roubo é a fome mas «olhando para os produtos mais furtados vemos que não são bens de primeira necessidade», explicou o mesmo responsável.

Este especialista aponta como os produtos mais roubados nas lojas: as lâminas de barbear, as bebidas alcoólicas e os artigos de cosmética e perfumes.

Bamfield revelou ainda que por ano são «apanhadas» 80 mil pessoas a roubar em lojas na Europa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio