Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal desce pelo quarto ano consecutivo no «ranking» de desenvolvimento tecnológico

Portugal é o 26º país mais desenvolvido do mundo em termos tecnológicos. Segundo o «ranking» elaborado pela Economist Intelligence Unit e IBM, o nosso país está em queda há quatro anos seguidos, tendo descido uma posição em 2006.

02 de Maio de 2006 às 15:05
  • ...

Portugal é o 26º país mais desenvolvido do mundo em termos tecnológicos. Segundo o «ranking» elaborado pela Economist Intelligence Unit e IBM, o nosso país está em queda há quatro anos seguidos, tendo descido uma posição em 2006.

Segundo o e-Readiness Rankings 2006, um estudo anual da Economist Intelligence Unit e IBM, a economia portuguesa recebeu uma pontuação de 7,07 pontos em desenvolvimento tecnológico, um «score» acima do de 2005 (6,90).

Ainda assim Portugal voltou a descer uma posição no «ranking», tendo sido superado pelas Bermudas, que entrou directamente para o «ranking» na 20ª posição. Acima de Portugal surgem países como a Espanha, Bélgica e Irlanda. Atrás figuram a Estónia Eslovénia e Grécia.

«Portugal desce, pelo quarto ano consecutivo, no ranking internacional de desenvolvimento tecnológico, segundo demonstra o 26º lugar que ocupa no e-Readiness Ranking de 2006, um estudo desenvolvido pela Economist Intelligence Unit, em colaboração com o Institute for Business Value da IBM, que classifica os países segundo o seu grau de preparação tecnológica», refere um comunicado da IBM.

O índice mede a capacidade dos países em aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas TIC, ou seja, a aptidão para retirar as vantagens económicas que a nova era digital oferece.

«Algum défice na inovação, conhecimento e adopção da banda larga levam a que Portugal seja um dos países da União europeia que menos vantagens retira das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC). Na verdade, mantém a tendência decrescente e volta a baixar uma posição, como aconteceu no índice e-Readiness de 2005, e quatro posições face a 2003», refere a mesma fonte, adiantando que «o quadro deveria ser mais animador, em particular quando a Europa, nomeadamente os parceiros comunitários, levam vários pontos de avanço».

Isto para além de o grande desafio lançado pelo actual Governo, em funções há mais de um ano, ser o choque tecnológico.

«O 2006 e-Readiness Ranking avaliou a aptidão tecnológica de 68 países com a Dinamarca mais uma vez no topo da lista, seguindo-se os Estados Unidos e a Suíça. Estes são os três países que têm vindo a registar, consecutivamente, fortes investimentos na informatização de serviços e na inovação electrónica, embora muitos outros Estados mostrem empenho em desenvolver esta área, como demonstram algumas subidas na tabela».

A sétima edição deste «ranking», segundo os autores do mesmo, tem como principais destaques o facto de ser cada vez menor a distância que separa as economias mais desenvolvidas tecnologicamente daquelas com défice tecnológico; a Dinamarca e os Estados Unidos mantêm-se, à semelhança da última edição, no topo da liderança e, por último, a banda larga já não é o grande elemento diferenciador entre os líderes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio