Notícia
Portucel rende metade do mercado desde a privatização
Faz hoje um ano que o Estado deixou de ter uma participação no capital da Portucel. Passados 12 meses da OPV, o balanço é positivo para os investidores que aderiram à operação. No entanto, as mais-valias obtidas desde então ficam muito aquém dos ganhos re
Faz hoje um ano que o Estado deixou de ter uma participação no capital da Portucel. Passados 12 meses da OPV, o balanço é positivo para os investidores que aderiram à operação. No entanto, as mais-valias obtidas desde então ficam muito aquém dos ganhos registados pelo mercado português.
No último ano, as acções da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira acumulam uma valorização de 12,6% face ao preço de referência de 2,15 euros a que os títulos foram adquiridos na tranche do público em geral. Embora expressivo, este ganho está muito longe do retorno médio do mercado. Nos últimos 12 meses, o índice PSI-20 acumula um ganho 24,42%.
A valorização das acções acabou por ser mais significativa para quem participou na tranche dos pequenos subscritores e comprou títulos a 2,04 euros. Este grupo de investidores viu os seus títulos apreciarem 18,6% no espaço de um ano.