Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portucel lança OPA potestativa sobre 0,61% da Soporcel (act)

A Portucel vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) potestativa sobre os 0,61% da Soporcel que ainda não detém, ao preço de 18 euros (3.609 escudos) por acção, anunciou a empresa em comunicado.

30 de Maio de 2001 às 13:44
  • ...
A Portucel [PTCL] vai lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) potestativa sobre os 0,61% da Soporcel [SOPO] que ainda não detém, ao preço de 18 euros (3.609 escudos) por acção, anunciou a empresa em comunicado.

A Portucel «propõe-se adquirir potestivamente aos restantes accionistas da Soporcel as 389.113 acções remanescentes por aqueles detidas, representativas de 0,61% do capital social daquela sociedade», adiantou a companhia, no referido comunicado.

A OPA potestativa está dependente da concessão do registo por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo a mesma fonte.

A empresa liderada por Jorge Armindo detém actualmente 99,39% do capital e dos direitos de voto da Soporcel, com a sua participação directa a ascender aos 59,39%, o correspondente a 32.102.160 acções, depois de ter lançado recentemente uma OPA sobre aquela companhia.

Para além desta posição, também é imputada à Portucel uma participação adicional de 40% da Soporcel, de que é titular a Papercel, com quem celebrou um contrato de compra e venda.

A contrapartida oferecida pela Portucel nesta operação, cujo intermediário financeiro será o Banco Português de Investimento, será de 18 euros (3.609 escudos) por cada título, o mesmo valor que esteve associado à anterior OPA.

Caso a Portucel adquira todas as acções abrangidas pela presente oferta, esta operação vai implicar um esforço financeiro na ordem dos 7 milhões de euros (1,4 milhões de contos).

A aquisição potestativa destes títulos irá implicar «a proibição da admissão à negociação em mercado regulamentado das acções da Soporcel durante dois anos», bem como a perda de qualidade de sociedade com capital aberto por parte desta última, segundo o mesmo comunicado.

Segundo o Código de Valores Mobiliários, uma OPA potestativa pode ser lançada quando a adquirente já detém uma posição igual ou superior a 90% da empresa a adquirir, sendo que os accionistas detentores do capital ainda disperso têm a obrigação de vender as suas posições na operação.

Às 13h30, a Portucel cotava inalterada nos 1,19 euros (239 escudos). A Soporcel encontrava-se suspensa de negociação, tendo perdido 0,28% para os 17,57 euros (3.522 escudos) antes da referida suspensão.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio