Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto de Leixões “carrega” melhor mês dos últimos 10 anos

O porto de Leixões arrancou 2017 em maré alta, ao fechar Janeiro com o melhor registo dos últimos 10 anos: movimentou 1,625 milhões de toneladas, mais 12% do que no mesmo mês do ano passado.

O porto de Leixões movimentou em Janeiro mais 12% de mercadorias do que em igual mês do ano passado.
21 de Fevereiro de 2017 às 15:28
  • 3
  • ...

Três dias depois de ver o Governo comprometer-se com um investimento de 430 milhões de euros no porto de Leixões, nos próximos 10 anos, a autoridade portuária desta infra-estrutura anunciou que o mês de Janeiro foi o melhor dos últimos 10 anos em termos de movimento de mercadorias.

No primeiro mês de 2017, o porto de Leixões processou 1,625 milhões de toneladas de cargas, o que representa um crescimento de 12% face ao mesmo mês do ano passado, avança a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), em comunicado.

Em comparação com Janeiro de 2016, a evolução foi positiva na maior parte dos segmentos, destacando-se o crescimento de 21% no movimento de carga "ro-ro" e de 9% relativamente à carga geral fraccionada.

A excepção, em baixa, ficou por conta do movimento de carga contentorizada, que registou uma quebra homóloga de 7 %.

Quanto aos granéis sólidos, passaram pelo porto de Leixões 282 mil toneladas, mais 21% face a Janeiro do ano passado, enquanto os granéis líquidos registaram um aumento de 26 %, para 698 mil toneladas.

Leixões com planos para crescer

Já na semana passada, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tinha destacado a importância deste porto português.

"Nos últimos anos, Leixões está a trabalhar muito acima do que é razoável e indicado como sendo eficiente. Temos que ter em conta que dentro de dez anos devemos ter muito mais capacidade do que hoje. Já temos uma situação de 94% de capacidade", afirmou.


Em causa está um investimento de 430 milhões de euros, para crescer 73% nos contentores e 44% na carga geral na próxima década, no sentido de afirmar Leixões como "porta-de-entrada [gateway] do Norte da Península Ibérica".


O novo terminal de contentores, a reconversão do terminal de contentores sul, a plataforma multimodal logística e o aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares estão em fase de implementação. Prevê-se a criação de cinco mil postos de trabalho com os projectos a concluir em 2025.


Em 2016, Leixões recebeu 84 navios cruzeiros, com 72 mil passageiros. Para 2017 estão previstas 110 escalas, ultrapassando-se a barreira dos 100 mil passageiros.

 

Ver comentários
Saber mais porto Leixões mercadorias APDL
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio