Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PlayStation ganha "Vita" em Portugal

A PlayStation Vita chega hoje a Portugal, bem como a toda a Europa. A nova PlayStation da Sony promete transpor a experiência da PS3 para este novo dispositivo portátil.

PlayStation ganha "Vita" em Portugal
22 de Fevereiro de 2012 às 12:01
  • 1
  • ...
A nova geração das consolas portáteis, PlayStation Vita, traz um conjunto de novidades que não irão deixar indiferentes os apaixonados dos jogos, acredita a marca nipónica. Não só pela definição do ecrã, que é muito superior à sua antecessora PlayStation Portable (PSP), devido à tecnologia Oled, como pela introdução de sensores de movimento que dão uma nova dinâmica ao jogo.

A Vita vem ainda com duas câmaras: frontal e traseira, um ecrã “touchscreen (táctil) frontal” de cinco polegadas e um painel traseiro também táctil, aumentando assim a interacção com o jogo, além de dois "joysticks" analógicos e sensores de movimento.

O equipamento permite que os jogadores joguem entre si, com uma especial ligação com a PlayStation 3, através da PlayStation Network.
Esta consola possui tecnologia 3G e wifi, o que aumenta a conectividade e permite a ligação às redes sociais, aumentando a partilha de fotos.

Neste âmbito, a PlayStation celebrou uma parceria com a Vodafone, pelo que poderá adquirir uma Vita com cartão 3G.

A Vodafone desenvolveu um tarifário para utilização exclusiva do modelo 3G/Wi-Fi da nova PS Vita. Por 5 euros por mês, o plano Best Net PS Vita possibilita a quem tem uma PS Vita estar sempre ligado e em contacto com os seus amigos e outros jogadores.

Este pacote dá acesso a 500MB por mês e com velocidades até 7,2 Mbps. Em alternativa, o utilizador pode optar por qualquer um dos planos de banda larga móvel da Vodafone, nas modalidades pós ou pré-pago, divulgou a Vodafone em comunicado.

Nesta fase de lançamento, todos os clientes que adquirirem a PS Vita na versão 3G/Wi-Fi e aderirem ao serviço de banda larga móvel da Vodafone receberão gratuitamente o título de corridas antigravidade ‘Wipeout 2048’.

Apesar do esforço comercial que a fabricante está a fazer no lançamento da Vita, a Sony garante que não irá abandonar a PlayStation Portable (PSP), deixando este dispositivo para um público mais jovem, a um preço mais reduzido.

Só nos EUA, a Sony prevê investir 50 milhões de dólares em “marketing” para aumentar a audiência desta consola portátil.
A Vita é o maior lançamento da Sony desde a apresentação da PlayStation 3, há cinco anos.

Agora, a tecnológica nipónica admite que entrou na terceira geração das consolas portáteis.
A PS Vita chega à Europa a 249,99 euros, para a versão Wi-Fi, e 299,99 euros, com 3G.

A Sony Computer Entertainment Europe, a partir de hoje, permite que possa adquirir os jogos: MotorStorm RC, Hustle Kings, Top Darts, WipEout HD e o DLC HD Fury para WipEout 2048 e o DLC Ultimate Marvel vs. Capcom 3 na PlayStation Store por um valor único de acesso, que permitirá jogar nos sistemas PlayStation3 e PlayStation Vita.

Os utilizadores que já tenham qualquer um destes títulos na PS3 poderão transferir o mesmo conteúdo gratuitamente para os seus sistemas PS Vita e vice-versa. Não há necessidade de pagar duas vezes pelo mesmo conteúdo, detalhou a empresa.

Quem será o grande concorrente da Vita?

A PlayStation está a entrar em força no mercado das consolas portáteis para destronar a concorrente Nintendo que lançou, no ano passado, a DS 3D.

No entanto, há quem defenda que os grandes adversários das consolas portáteis são os “smartphones”.


Os novos “smartphones” com processadores “dual core” (tem dois núcleos de processamento, o que torana o dispositivo mais rápido) e ecrã de alta definição, com um tamanho generoso, permitem uma experiência bastante interessante, segundo alguns analistas internacionais, noticiou a revista internacional PCMag.com.

A revista refere ainda que para os verdadeiros “gammers” (jogadores ‘profissionais’) jogar numa consola é outro campeonato. Contudo será que é assim tão diferente? O CEO da LG Electronics defendeu, recentemente, que a era das consolas portáteis está acabada.

Jong-Seok Park, presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications, afirmou, citado pela “Eurogamer.pt”, que "os smartphones de hoje têm poder suficiente para competir com as melhores plataformas de jogos, e o LG Optimus 3D é a nossa prova,".


Na primeira semana de venda no Japão, a PS Vita vendeu 325.000 unidades (menos que as 375.000 da rival Nintendo 3DS aquando do seu lançamento), já na segunda semana esse número caiu para as 72.479 unidades.

No último trimestre de 2011 foram vendidas 6,5 milhões de PS3 em todo o mundo, ultrapassando no mesmo período os 5,6 milhões de Nintendo Wii, mas ficando atrás das 8,2 milhões de Xbox 360 vendidas, segundo os números divulgados pelo “GeekWire.com”.

A consola da Microsoft foi a mais vendida em todo o mundo durante o ano de 2011, com 14,9 milhões de unidades vendidas, contra as 14,1 milhões de PS3 e 10,3 milhões da Wii, noticiou o “Eurogamer.pt”.

Em termos de portáteis, Nintendo 3DS superou a barreira das 5 milhões de unidades vendidas, durante 52 semanas desde o seu lançamento. Esta é a principal rival da PlayStation Vita.
Ver comentários
Saber mais PlayStation PlayStation Vita consolas portáteis Nintendo DS3D
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio