Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pictet lança fundo para adeptos do baixo risco

A Pictet Funds lançou em Portugal o PF - Absolute Return Global Conservative, um fundo de retorno absoluto (com rendimento acima da evolução do preço do dinheiro), mas com um perfil mais conservador que o habitual. Este produto é mesmo uma versão com meno

02 de Novembro de 2007 às 08:05
  • ...

A Pictet Funds lançou em Portugal o PF - Absolute Return Global Conservative, um fundo de retorno absoluto (com rendimento acima da evolução do preço do dinheiro), mas com um perfil mais conservador que o habitual. Este produto é mesmo uma versão com menos risco de outro fundo, com a mesma estratégia de investimento.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já aprovou o registo do fundo em Portugal, algo essencial para a comercialização do fundo, afirmou Amâncio Perez, responsável de vendas da gestora para a Península Ibérica. A mesma fonte explicou que, no entanto, ainda está a aguardar a confirmação do interesse dos seus distribuidores habituais em vender este seu fundo a retalho.

Actualmente, a Pictet tem parcerias com BIG, BEST, ActivoBank7, BBVA, Millenium bcp e Eurovida.

Este fundo de retorno absoluto tem o objectivo de pagar a taxa Eonia mais 0,2 pontos percentuais em termos brutos. Esta taxa, que na quarta-feira se encontrava nos 4,131%, é o resultado da compilação dos dados dos empréstimos interbancários num período "overnight".

A lógica dos fundos de retorno absoluto é tentarem dar um retorno acima de um índice efectivo de custo de dinheiro, como é a Eonia ou a Euribor, em vez de se compararem a um índice accionista ou de obrigações, como é comum em muitos fundos de investimento.

A vantagem é que estas taxas nunca estão negativas, pelo que a comparação é sempre com um índice com retorno positivo.

Um dos trunfos deste fundo, é a combinação de duas estratégias: a alfa e a beta. A primeira passa pela escolha de activos por parte do gestor, a segunda estratégia baseia-se na escolha de investimento depois de uma avaliação dos factores de risco nos mercados globais.

O objectivo da conjugação destas duas formas de gestão serve para minimizar o risco, um dos principais objectivos do fundo.

Em termos de retorno, para um investimento entre Setembro de 2006 e 2007, a aplicação de 100 euros permitiu um ganho de quase 14 euros, um retorno bastante alto, mas que também se justifica com a subida das taxas de juro de referência na Zona Euro.

Este produto pretende cativar investidores institucionais, da área financeira e outros, bem como das redes de retalho, para satisfazer a procura de investidores conservadores.


Outras Notícias
Publicidade
C•Studio