Notícia
Pfizer deverá abandonar negócio com a AstraZeneca
A Pfizer tem até às 17 horas desta segunda-feira, 26 de Maio, para apresentar a sua decisão. A Bloomberg diz que a farmacêutica não deverá avançar com uma nova oferta.
O fim daquela que seria a maior operação de sempre na indústria farmacêutica está à vista. A Pfizer deverá abandonar o negócio depois da sua proposta de 69,4 mil milhões de libras (cerca de 85 mil milhões de euros) ter sido recusada pela AstraZeneca, avança a agência Bloomberg.
O prazo para que a farmacêutica apresente uma nova oferta termina às 17 horas desta segunda-feira, 26 de Maio. A Bloomberg, citando fontes ligadas ao processo, diz que a companhia americana não deverá apresentar uma nova proposta, apesar da Pfizer não ter dado, até ao momento, qualquer indicação a esse nível.
Assim, tendo em conta a legislação britânica, a Pfizer só poderá voltar a apresentar uma nova proposta ao fim de seis meses caso pretenda retomar negociações. O prazo pode ser reduzido para três meses, se for a AstraZeneca a dar os primeiros passos nesse sentido.
O possível hiato até as negociações arrancarem novamente poderá ser encarado de uma maneira diferente pelas duas empresas, antevê a Bloomberg. A Pfizer poderá aproveitar esse tempo para assistir ao aumento da pressão dos accionistas sobre a AstraZeneca, no seguimento daquilo que se tem verificado nos últimos dias.
Já a britânica espera gerar receita própria para afastar, em definitivo, a Pfizer. A AstraZeneca já tinha avançado que espera lucros de 45 mil milhões de dólares em 2023, impulsionada pelos medicamentos que está actualmente a desenvolver.