Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petrobrás investe 18 mil milhões na produção de petróleo e gás

A Petróleo Brasileiro SA (Petrobras), petrolífera estatal do Brasil, anunciou que vai liderar nos próximos 10 anos um projecto de expansão da produção de petróleo e gás, no valor de 18 mil milhões de dólares, com o intuito de aumentar a geração de electri

11 de Janeiro de 2006 às 18:43
  • ...

A Petróleo Brasileiro SA (Petrobras), petrolífera estatal do Brasil, anunciou que vai liderar nos próximos 10 anos um projecto de expansão da produção de petróleo e gás, no valor de 18 mil milhões de dólares, com o intuito de aumentar a geração de electricidade e reduzir a dependência de gás natural importado.

A Petrobras e os seus parceiros na Bacia de Santos, um distrito «offshore» (exploração marítima) na costa brasileira do Sul do Atlântico, espera estar a produzir diariamente 30 milhões de metros cúbicos de gás e 100.000 barris de petróleo nessa bacia em 2010, anunciou o director de exploração e produção da empresa, Guilherme Estrella. De acordo com o mesmo responsável, em meados de 2008 estarão a entrar no mercado brasileiro cerca de 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Segundo a empresa, a sua mais nova unidade de exploração e produção será instalada na cidade de Santos.

A Bacia de Santos contém as maiores reservas brasileiras de gás natural. O Brasil recebe cerca de metade do seu gás (24 milhões de metros cúbicos por dia) da Bolívia, onde o clima de incerteza ameaçou as exportações e os novos impostos aumentaram os custos. A escassez de gás natural no Brasil está a forçar as empresas a ponderar numa expansão fora do país.

Aposta na Argentina

Entretanto, foi também anunciado que a petrolífera espanhola Repsol e a Petrobras vão aliar-se à estatal argentina Enarsa na exploração «offshore» de petróleo, num esforço para evitar uma futura escassez de combustível naquele país sul-americano.

O novo consórcio, que inclui igualmente a petrolífera estatal uruguaia Petrouruguay, irá explorar três blocos na bacia Colorado Marina, situada a 200 quilómetros a Leste da costa Atlântica da Argentina.

O acordo prevê um desenvolvimento e produção conjuntos de petróleo em caso de serem descobertos recursos comercialmente viáveis.

A Repsol será a operadora do grupo, com uma participação de 35%, e juntamente com os parceiros não-argentinos irá investir entre 40 milhões e 100 milhões de dólares durante a fase de exploração. A Enarsa, que não tem activos mas tem a jurisdição dos recursos marítimos em hidrocarbonetos na Argentina, também deterá 35%, ao passo que a Petrobras irá ter 25% e a Petrouruguay 5%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio