Notícia
Parque Expo lança primeira área urbana com acesso à Internet «wi-fi»
O Parque das Nações, a partir de hoje, é a primeira área urbana que permite ter acesso à Internet de banda larga sem fios (‘wi-fi’), cobrindo cerca de 100 hectares. O investimento necessário será «cerca de 350 mil euros».
O Parque das Nações, a partir de hoje, é a primeira área urbana que permite ter acesso à Internet de banda larga sem fios (‘wi-fi’), cobrindo cerca de 100 hectares. O investimento necessário será «cerca de 350 mil euros» disse ao Canal de Negócios (www.negocios) João Paulo Velez, porta voz da empresa.
«A cidade tem que se reinventar se se quiser manter competitiva» disse o presidente executivo da Parque Expo, José Bracinha Vieira, durante a cerimónia de inauguração.
O responsável frisou que esta iniciativa só foi possível com o auxilio da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC).
«É um projecto fundamental à política de desenvolvimento da Sociedade de Informação» afirmou o ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, José Luís Arnaut.
No período experimental, que terá a duração de seis meses, a cobertura será alargada ao Oceanário, ao Pavilhão Atlântico, ao Pavilhão de Portugal, ao Pavilhão do Conhecimento, ao Centro Vasco da Gama, à Estação do Oriente e à Feira Internacional de Lisboa.
Posteriormente, a iniciativa irá estender a sua cobertura a uma área ainda não definida, investimento que também contará com a participação dos operadores.
João Paulo Velez explicou que a Parque Expo «já está em conversações com os diferentes ISP (fornecedores de acesso à Internet) para o fornecimento do serviço». Após os acordos firmados, os operadores pagarão um «fee» (taxa de utilização) à Parque Expo.
Esta iniciativa irá contribuir para os objectivos de «massificação da Internet de banda larga, da democratização das fontes de acesso e da valorização do tempo livre», sublinhou Arnaut.
O governante referiu que os 100 hectares irá abranger cerca de 70 mil potenciais utilizadores.