Notícia
Panrico compra bolachas Filipinos e Digesta à Kraft Foods
O grupo Panrico, líder em Espanha e Portugal no fabrico industrial de bolachas, comprou à Kraft Foods – que é dona da Triunfo em Portugal - o negócio de bolachas da Artiach, que inclui marcas como a Chiquilín, Filipinos, Artinata, Digesta, Princesa e Marb
O grupo Panrico, líder em Espanha e Portugal no fabrico industrial de bolachas, comprou à Kraft Foods – que é dona da Triunfo em Portugal - o negócio de bolachas da Artiach, que inclui marcas como a Chiquilín, Filipinos, Artinata, Digesta, Princesa e Marbú Dorada.
Estas insígnas, que em alguns casos estão entre as vendas mais importantes do mercado de bolachas em Espanha, atingiram no ano passo um volume de negócios de 70 milhões de euros e uma quota de mercado de 12%, informou hoje a Panrico em comunicado, citado pela agência espanhola EFE.
Na mesma operação, cujo valor não foi divulgado, a Panrico adquiriu a fábrica de Orozko (Vizcaya), que conta com 240 trabalhadores e "uma importante capacidade de expansão", refere o comunicado. Esta operação pressupõe igualmente a integração na Panrico da totalidade da divisão comercial da Artiach, que conta com 33 profissionais, adianta a EFE.
"Com esta operação, demos um passo decisivo no cumprimento do nosso objectivo estratégico de crescimento através de aquisições", afirmou o conselheiro-delegado da Panrico, Joan Cornudella.
Em Março de 2006, a empresa estabeleceu o objectivo de vender os seus activos no estrangeiro (Grécia e China), abandonar a sua actividade exportadora e comprar empresas alimentares na Península Ibérica antes de entrar em bolsa em 2010.
A Panrico foi comprada pela empresa britância de capital de risco Apax Partners em meados de 2005 e, desde então, tem-se concentrado em potenciar as suas grandes marcas, entre as quais se destaca a Donuts, bem como a inovação dos seus produtos.
Actualmente, a Panrico possui 11 fábricas em Espanha e Portugal e uma rede comercial com mais de 3.800 pessoas, salienta a EFE.