Notícia
Operadores de cabo tentam impedir fusão da Vía Digital com Sogecable
Os operadores de cabo espanhóis pediram ontem ao Supremo Tribunal a anulação da aprovação da fusão da Vía Digital e Sogecable, aprovada em Conselho de Ministros a 29 de Novembro de 2002.
O pedido foi apresentado pela Associação de Operadores de Cabo (AOC) e pela Ono, empresa espanhola de televisão por cabo que opera em Portugal na zona da Amadora, e pretende a anulação de integração da Vía Digital na Sogecable.
O recurso da Ono salienta que esta decisão (fusão das duas operadoras) «é contrária ao direito já que dá luz verde à criação de um monopólio que pode comprometer a viabilidade da indústria de cabo em Espanha».
Ao recurso dos operadores de cabo junta-se também o pedido da Sogecable e da Telefonica, entregue no dia 29 de Janeiro, que pedem a suspensão de cinco das 34 obrigações impostas pelo Governo espanhol para que a fusão se concretizasse.
Entre as medidas que ambas as empresas pretendem ver suspensas estão o congelamento das tarifas dos clientes da nova empresa e a possibilidade de incluir 20% de canais da concorrência na sua plataforma.
A Sogecable acordou a compra da Vía Digital, rede de cabo da Telefonica, em Maio de 2002, eliminando assim o seu maior concorrente.