Notícia
Numericable em negociações exclusivas para adquirir Virgin Mobile
O sector das telecomunicações francês está a assistir a grandes mudanças nos últimos tempos. Depois do negócio com a SFR, a Numericable quer reforçar a sua posição. Bouygues e Orange estão também em conversações.
A Numericable anunciou esta sexta-feira, 16 de Maio, que entrou em negociações exclusivas para o processo de aquisição do negócio da Virgin Mobile em França.
A operadora de cabo, detida pelo grupo Altice, apresentou uma proposta de 325 milhões de euros pela empresa que apresenta um universo de quase 2 milhões de clientes, estreitando assim as negociações que estão em curso há várias semanas. A Virgin Mobile é a maior operadora móvel virtual em França.
O "Le Monde" descreve o anúncio como uma "surpresa" porque a Numericable vem de uma longa batalha com a Bouygues Telecom para a aquisição da SFR, detida pela Vivendi, da qual saiu vencedora no passado mês de Abril com uma proposta de 17 mil milhões de euros.
É precisamente a Vivendi que vai financiar a maior fatia da operação com a Virgin Mobile. A companhia disponibilizará 200 milhões de euros, não afectando contudo a sua posição de 19% na futura fusão entre SFR e Numericable.
A nova aquisição apresenta-se como uma oportunidade para aumentar a base de clientes e "acelerar a estratégia de convergência entre fixo e móvel", afirmou Eric Denoyer, CEO da Numericable, citado pelo "Le Monde".
Mas poderá haver outros negócios à vista para a Numericable. O jornal francês indica que a operadora de cabo poderá estar interessa numa eventual fusão com a Orange. Contudo, esta multinacional francesa já tinha confirmado na quinta-feira, 15 de Maio, estar também em conversações com a Bouygues Telecom para uma possível aliança no negócio das telecomunicações.
O próprio Governo francês, através da figura do ministro da Economia Arnaud Montebourg, já tinha sinalizado a sua vontade de permitir uma redução de quatro para três fornecedores principais, de modo a diminuir a guerra de preços no sector, explica a Bloomberg.