Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo sistema de regulação comunitária de energia em 2009

Se a nova política energética da CE tiver luz verde na Cimeira da Primavera ainda este ano vão ser lançadas as propostas legislativas de regulação do mercado interno, revelou hoje o presidente da Comissão. Durão Barroso acredita que estas propostas deverã

23 de Fevereiro de 2007 às 18:52
  • ...

Se a nova política energética da CE tiver luz verde na Cimeira da Primavera ainda este ano vão ser lançadas as propostas legislativas de regulação do mercado interno, revelou hoje o presidente da Comissão. Durão Barroso acredita que estas propostas deverão ser implementadas a nível nacional num período entre um e dois anos.

Tendo inicialmente pensado na criação de um regulador único na Europa, a CE está agora consciente de que este não é um cenário viável, dada a oposição dos grandes países. "A criação de um regulador único seria uma opção, mas não é a que deverá ser implementada", disse Durão Barroso num encontro em Lisboa com jornalistas, afirmando que "estou convencido de que a opção mais viável é a criação de um sistema de reguladores, mantendo-se as regulações nacionais, para regular, sobretudo, nas operações transfronteiriças"

O modelo final que vai ser adoptado na Europa em termos de regulação é um dos pontos da agenda que vai ser discutida agora no Conselho da Primavera nos dias 8 e 9 de Março.

"Há divergências entre os Estados-membros. Há convergência quanto aos objectivos, mas ainda não há acordo quanto aos métodos", reconheceu o ex-primeiro ministro de Portugal.

No caso de não haver acordo no conselho europeu, a CE pondera assumir internamente estas competências de regulação transfronteiriça.

Hoje em dia na Europa há apenas um corpo de reguladores nacionais, que analisa apenas as questões técnicas, sem competências de decisão.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio