Notícia
Nova Expressão propõe Fernando Sanz Pinto para administrador da Inapa
A empresa liderada por Pedro Baltazar, que detém 10% na Inapa, viu a sua proposta ser incluída na ordem de trabalhos da assembleia-geral marcada para 25 de maio.
A Nova Expressão, que detém 10% do capital da Inapa, viu ser incluído um novo ponto na ordem de trabalhos da assembleia-geral da distribuidora de papel, agendada para 23 de maio, com a sua proposta para um novo administrador.
A acionista minoritária da Inapa, liderada por Pedro Baltazar (na foto), propõe assim o nome de Fernando Sanz Pinto para fazer parte do "board" da empresa comandada por Diogo Rezende.
Em comunicado à CMVM, a Inapa recorda que a Nova Expressão "votou contra a proposta que fez vencimento na eleição dos órgãos sociais" da distribuidora de papel, na AG que teve lugar a 20 de maio do ano passado.
Nessa altura, por deter menos de 10%, a Nova Expressão não pôde – nos termos dos estatutos – designar um administrador. Mas agora, atendendo a que já possui 10% do capital, isso já é possível.
Este ano não estava previsto na agenda a eleição dos administradores da Inapa, mas a empresa sublinha que esse ponto será incluído.
"Reconhece-se, naturalmente, que não estando na agenda a eleição dos administradores da sociedade, não haveria lugar, na presente assembleia-geral, ao exercício do referido direito da designação de um administrador", refere a Inapa. "Não obstante, é manifesto que o espírito da norma dos estatutos em questão tem como objetivo assegurar aos acionistas minoritários (que detenham mais de 10%) que não se revejam na composição do conselho de administração proposto, a possibildiade de designar um administrador que possa ter uma intervenção, ainda que não executiva, nos destinos da sociedade", acrescenta.
Fernando Sanz Pinto foi, até abril de 2022, conselheiro estratégico da Clairfield International, depois de ter sido diretor geral da Torraspapel Portugal – pertencente ao grupo Lecta, de fabrico de papel.