Notícia
NAV investe mais de 100 milhões para otimizar tráfego aéreo do aeroporto de Lisboa
O novo sistema de tráfego aéreo vai permitir otimizar o espaço aéreo, segundo a NAV.
A NAV inaugurou esta terça-feira um novo sistema de controlo do tráfego aéreo que vai permitir reforçar a capacidade do aeroporto de Lisboa. No total, o investimento no novo sistema e na reabilitação da sala de operações foi superior a 100 milhões de euros.
O sistema de gestão TOPSKY, que irá substituir o LISATM - sistema desenvolvido pela NAV Portugal e em utilização desde 2001 e que depois de constantes atualizações chegou ao "limite" da sua vida útil -, implicou um investimento de 82,8 milhões de euros e a remodelação da nova sala de operações 5,5 milhões. Além disso, a "optimização" do sistema representou ainda um investimento superior a 8 milhões relacionado com equipamentos e novas funcionalidades.
Este sistema de gestão do espaço aéreo surge depois da integração da NAV Portugal na Aliança COOPANS , que reúne os prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Dinamarca, Irlanda e Suécia.
Trata-se de um sistema de gestão de tráfego aéreo "mais moderno" e que permite acomodar melhor o crescimento constante do tráfego aéreo que se sentiu nos anos anteriores ao surgimento da pandemia no aeroporto de Lisboa, garantiu Pedro Angelo, administrador da NAV durante a apresentação que está a decorrer na sede da empresa e conta também com o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Explicando a escolha do TOPSKY, o gestor da empresa explicou ainda que a solução escolhida permite ainda à NAV Portugal enfrentar os desafios tecnológicos apresentados pelas diretivas do Céu Único Europeu e "otimizar" o espaço aéreo nacional.
"Fizemos uma migração dos sistemas em seis semanas, enquanto outras empresas levaram cerca de seis meses", detalhou Pedro Angelo.
O gestor sublinhou ainda que o investimento da NAV na otimização do céu português não ficará por aqui. "A NAV vai continuar na rota do sucesso", sublinhou.
(Notícia atualizada e corrigida às 20H30 com o valor total do investimento)
O sistema de gestão TOPSKY, que irá substituir o LISATM - sistema desenvolvido pela NAV Portugal e em utilização desde 2001 e que depois de constantes atualizações chegou ao "limite" da sua vida útil -, implicou um investimento de 82,8 milhões de euros e a remodelação da nova sala de operações 5,5 milhões. Além disso, a "optimização" do sistema representou ainda um investimento superior a 8 milhões relacionado com equipamentos e novas funcionalidades.
Trata-se de um sistema de gestão de tráfego aéreo "mais moderno" e que permite acomodar melhor o crescimento constante do tráfego aéreo que se sentiu nos anos anteriores ao surgimento da pandemia no aeroporto de Lisboa, garantiu Pedro Angelo, administrador da NAV durante a apresentação que está a decorrer na sede da empresa e conta também com o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Explicando a escolha do TOPSKY, o gestor da empresa explicou ainda que a solução escolhida permite ainda à NAV Portugal enfrentar os desafios tecnológicos apresentados pelas diretivas do Céu Único Europeu e "otimizar" o espaço aéreo nacional.
"Fizemos uma migração dos sistemas em seis semanas, enquanto outras empresas levaram cerca de seis meses", detalhou Pedro Angelo.
O gestor sublinhou ainda que o investimento da NAV na otimização do céu português não ficará por aqui. "A NAV vai continuar na rota do sucesso", sublinhou.
(Notícia atualizada e corrigida às 20H30 com o valor total do investimento)