Notícia
Mota pré-qualificada para porto mexicano de Guaymas
Com a cúpula da Mota-Engil mobilizada para acompanhar a visita do presidente de Angola a Portugal, ontem foi um dia difícil para estabelecer contactos com administração do grupo presidido por António Mota. Questionado sobre o sector portuário no México, confirmou apenas ao Negócios que a Mota-Engil está pré-qualificada para o concurso do novo terminal de contentores a construir no porto de Guaymas, situado na costa norte deste país da América Central.
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Com a cúpula da Mota-Engil mobilizada para acompanhar a visita do presidente de Angola a Portugal, ontem foi um dia difícil para estabelecer contactos com administração do grupo presidido por António Mota. Questionado sobre o sector portuário no México, confirmou apenas ao Negócios que a Mota-Engil está pré-qualificada para o concurso do novo terminal de contentores a construir no porto de Guaymas, situado na costa norte deste país da América Central.
O grupo português está ainda em conversações com as autoridades estatais mexicanas relativamente a outras duas concessões portuárias, as quais se situam junto ao maior golfo do mundo.
Relativamente ao porto de Guaymas, que faz parte do Estado de Sonora, em causa está um concurso lançado em regime de BOT (build, operate and transfer), forma típica de concessão em que os privados assumem o financiamento, construção e exploração, no caso, de um terminal de contentores.
O investimento inicial está orçado em 500 milhões de pesos (cerca de 26 milhões de euros), com o estudo de mercado encomendado pela autoridade portuária local a apontar para um volume mínimo de movimentação da ordem dos 100 mil contentores. A mesma entidade prevê que o novo terminal possa iniciar operações em Abril do próximo ano.
Já no Golfo do México, a Mota-Engil prossegue as negociações com os governos dos Estados de Tamaulipas e de Veracruz com vista à obtenção de concessões nos portos de Altamira e de Veracruz, respectivamente.
O grupo português está ainda em conversações com as autoridades estatais mexicanas relativamente a outras duas concessões portuárias, as quais se situam junto ao maior golfo do mundo.
O investimento inicial está orçado em 500 milhões de pesos (cerca de 26 milhões de euros), com o estudo de mercado encomendado pela autoridade portuária local a apontar para um volume mínimo de movimentação da ordem dos 100 mil contentores. A mesma entidade prevê que o novo terminal possa iniciar operações em Abril do próximo ano.
Já no Golfo do México, a Mota-Engil prossegue as negociações com os governos dos Estados de Tamaulipas e de Veracruz com vista à obtenção de concessões nos portos de Altamira e de Veracruz, respectivamente.