Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montepio admite avançar para a compra do BPN

O Montepio Geral vai decidir no último dia se participará na corrida ao BPN, adiantou à Lusa o presidente Tomás Correia.

19 de Julho de 2011 às 20:30
  • ...
O Montepio Geral vai decidir na quarta-feira, o último dia em que os interessados poderão oficializar as suas propostas de compra do BPN, se participará na corrida ao banco nacionalizado em 2008, adiantou à Lusa o presidente Tomás Correia.

"O Montepio tem vindo a acompanhar o negócio BPN [Banco Português de Negócios] e não deixou ainda de o acompanhar. É uma matéria sobre a qual nós nos vamos debruçar justamente amanhã [quarta-feira], no fim do dia, e decidir se há, ou não, condições e oportunidade para que o Montepio possa fazer alguma proposta no âmbito daquilo que se chama o processo de venda do BPN. De momento, não sei o que é que vamos decidir. Não é uma coisa que esteja só na minha mão", avançou António Tomás Correia.

O banqueiro explicou que, na sua opinião, o Montepio não deverá avançar para a compra da totalidade do BPN, mas sim analisar o eventual interesse em alguns activos do banco que está sob a gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) desde que foi nacionalizado no final de 2008, no auge da crise provocada pela falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers.

"[Comprar] o BPN no seu conjunto, não", revelou Tomás Correia, admitindo, contudo, a hipótese de adquirir parte dos activos do banco, sem revelar quais. "Tudo é possível, mas não quero adiantar mais nada sobre isso", frisou.

Os interessados na compra do BPN têm até quarta-feira, 20 de Julho, para poderem apresentar propostas de compra do banco. A agência Lusa sabe que foram sete as instituições que acederam ao 'data room' [documentos com toda a informação sobre o BPN], sendo agora necessário aguardar pela formalização das propostas das entidades que decidam avançar para a compra.

Além de os angolanos do Banco BIC, que já oficializaram que vão concretizar uma proposta para adquirirem o BPN, pela voz do seu presidente, Fernando Teles, em declarações ao semanário angolano O País, a imprensa económica portuguesa tem falado do interesse dos brasileiros Banco Rural e Banco do Brasil, bem como da Geocapital, que conta entre os accionistas os herdeiros de Stanley Ho e o empresário Jorge Ferro Ribeiro.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do BPN não quis prestar quaisquer declarações sobre o assunto

Ver comentários
Saber mais Montepio BPN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio