Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Modelo Continente atinge lucros semestrais de 37 milhões de euros (act2)

A Modelo Continente obteve lucros de 37 milhões de euros (7,42 milhões de contos) no primeiro semestre deste ano, após minoritários, 131% acima dos 16 milhões de euros (3,41 milhões de euros) atingidos no período homólogo.

14 de Setembro de 2001 às 19:31
  • ...
A Modelo Continente obteve lucros de 37 milhões de euros (7,42 milhões de contos) no primeiro semestre deste ano, após minoritários, 131% acima dos 16 milhões de euros (3,41 milhões de euros) atingidos no período homólogo, anunciou a distribuidora em comunicado.

De acordo com o mesmo comunicado, os resultados líquidos apresentados «não incorporam no entanto amortização relativa a diferenças de consolidação, uma vez que estas foram anuladas contra reservas já durante o corrente exercício». A maior retalhista nacional não especificou as diferenças de consolidação.

As vendas líquidas da distribuidora do grupo liderado por Belmiro de Azevedo aumentaram 5% para os 1,76 mil milhões de euros (353 milhões de contos).

O «cash-flow» operacional, ou EBITDA, da Modelo Continente aumentou 16% para os 133 milhões de euros (26,67 milhões de contos), «representando um reforço do rácio sobre as vendas líquidas para 7,6%», segundo o mesmo comunicado.

A distribuidora do Grupo Sonae registou resultados financeiros negativos de 35 milhões de euros (7,02 milhões de contos), contra os 33 milhões de euros (6,62 milhões de contos) negativos obtidos em igual período de 2000.

Vendas da Modelo Continente em Portugal aumentam 12%

A Modelo Continente em Portugal registou vendas brutas de 1,18 mil milhões de euros (237 milhões de contos), mais 8% do que no período homólogo.

As vendas de produtos de base alimentar cresceram 7% e os produtos de base não alimentar aumentaram 18%. «Esta evolução muito positiva dos formatos de base alimentar reforça ainda mais a confiança que a Modelo Continente tem vindo a depositar nestes formatos, e o papel crescente que o desempenharão no seu portfólio», explicou a empresa no comunicado.

O EBTIDA da Modelo Continente, em Portugal, aumentou 9% para os 85 milhões de euros (17,04 milhões de contos).

Desvalorização do real anula crescimento das vendas no Brasil

As vendas brutas da Modelo Continente no Brasil cresceram 12% para os 1.616 milhões de reais. Contudo, estas vendas traduzidas em euros ascendem aos 839 milhões de euros (168,20 milhões de contos), representando um incremento de 1% face ao primeiro de semestre de 2000.

O EBTIDA da Modelo Continente no Brasil aumentou 38% para os 48 milhões de euros (9,62 milhões de contos).

Modelo Continente investe 140 milhões entre Janeiro e Junho

A Modelo Continente investiu no primeiro semestre de 2001, um total de 140 milhões de euros (28,07 milhões de contos), dos quais 65 milhões de euros (13,03 milhões de contos) «dizem respeito ao processo de crescimento e desenvolvimento da actividade no Brasil», explicou o mesmo comunicado.

A distribuidora do Grupo Sonae inaugurou, desde o início do ano, 35 novas lojas e adquiriu quatro unidades da Sportzone, e prevê terminar o ano com 380 mil m2 de superfície de venda em Portugal.

No Brasil, a Modelo Continente irá manter «o forte ritmo de expansão através de crescimento orgânico focalizado nos formatos de maior superfície», que se traduzirá num crescimento anual de 20% da área de venda total, explicou a empresa no mesmo comunicado.

Contudo, devido aos «condicionalismos pontuais impostos pelo actual quadro de racionalização eléctrica nalguns estados do Brasil (...), a Modelo Continente concentrará o seu esforço de investimento nos mercados da região Sul».

As acções da Modelo Continente [MCON] encerraram a cair 4,31% para os 1,11 euros (223 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio