Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério de Estado? "Acho fantástico!"

O ministro da Economia classificou de "fantástico" dar ao titular da pasta o estatuto de ministro de Estado, conforme foi sugerido este fim-de-semana pelo dirigente nacional do PP, Pires de Lima.

15 de Abril de 2013 às 22:48
  • ...

Dirigindo-se aos jornalistas durante a viagem da comitiva presidencial para a Colômbia, Álvaro Santos Pereira, com o Presidente da República ao seu lado, sublinhou que essa ideia é defendida por si há muito tempo. No entanto, deixou um alerta: "ser Ministério do Estado não quer dizer que não se tenha de conciliar consolidação orçamental com medidas de crescimento".

 

No entanto, para reforçar a "sintonia" com Pires de Lima, Santos Pereira prometeu continuar a desenvolver iniciativas de estímulo à economia, sublinhando mesmo que "as políticas de crescimento serão fortes".

 

Cavaco Silva, sobre este tema, preferiu não fazer qualquer comentário, dando antes ênfase, numa conversa descontraída com os jornalistas, às iniciativas empresariais em curso durante esta visita oficial de cinco dias à Colômbia e Peru.

 

O Presidente da Republica citou os exemplos da Prébuilt - com investimento previsto de 250 milhões de euros num complexo de produção de materiais de construção - e das empresas Vieira de Castro (bolachas) - que irão vender os seus produtos nos supermercados da Jerónimo Martins no país. E também o da Vista Alegre, que se prepara para distribuir os seus produtos no mercado colombiano.

 

"É esta geração de empresários que vai dar a volta a isto", vaticinou Cavaco Silva, escusando-se sempre a qualquer comentário sobre a situação concreta da economia portuguesa e da política nacional.

 

"A minha opinião ficou em Lisboa", sintetizou, sem se alongar sobre a sua perspectiva em relação às decisões do Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado.

 

Acerca da diplomacia económica que esta viagem poderá estimular, o Presidente da República destacou a insistência dos responsáveis políticos colombianos nesta visita dos empresários portugueses ao país.

 

Sobre a renovada possibilidade de a Avianca, companhia colombiana liderada por Germán Efromovich, comprar a TAP, no relançamento este ano da privatização, Cavaco sublinhou os elogios que o seu homólogo colombiano, José Manuel Santos, faz da empresa e rematou o assunto com uma frase curta: "espero que pague muito bem" pela TAP.

 

*Em Bogotá, a convite da Presidência da República

Ver comentários
Saber mais Ministério de Estado? Álvaro Santos Pereira Cavaco Silva Colômbia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio