Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mexia confirma possibilidade de reforço da Sonatrach para 5%

António Mexia confirmou hoje que a Sonatrach pode vir a aumentar a posição dos actuais 2% para 5% ressalvando que isso depende da vontade dos accionistas.

12 de Abril de 2007 às 16:02
  • ...

António Mexia confirmou hoje que a Sonatrach pode vir a aumentar a posição dos actuais 2% para 5% ressalvando que isso depende da vontade dos accionistas.

Os argelinos precisavam de um mínimo de 2% para garantir a presença no Conselho de Supervisão e tudo indica que vão reforçar a posição até 5%.

"Não tenho informação contra", disse Mexia explicando que será sempre através do mercado.

Sobre a parceria comercial entre as duas empresas, o presidente da EDP especifica que os acordos previstos no MoU vão ser detalhados até ao final de Junho estando para já definido que é uma parceria para o mercado ibérico do gás.

"Para já vamos criar uma ‘joint-venture’ para a comercialização de gás em Espanha sendo que em Portugal ainda não podemos fazer o mesmo já que o mercado do gás ainda não está liberalizado", avançou Mexia.

Além disso, está definido que a Sonatrach vai ser fornecedora dos dois grupos de ciclo combinado a gás natural que a EDP está a construir em Espanha assim como do grupo gerador que vai avançar em Portugal.

Sobre o alargamento da parceria ao mercado aregelino Mexia disse que "podemos vir a considerar essa hipótese".

O CEO da eléctrica realçou que esta é uma parceria não exclusiva havendo uma valorização da EDP para ter um "mix" de fornecedores.

O responsável rejeitou, no entanto, a existência de negociações para uma aliança estratégica com os contornos da que foi estabelecida com os argelinos vistos como um parceiro natural.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio