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Metro de Lisboa adjudica obras de expansão, o do Porto espera pelo tribunal

O Metropolitano de Lisboa adjudicou já os dois contratos para a construção da linha circular, quando no Porto o processo para pôr no terreno as novas linhas está ainda suspenso de decisão judicial.

'Estão previstos investimentos consultoria para trabalhos de revisão e diagnóstico, desenvolvimento de plano de acção e follow-up das acções, bem como na implementação de ferramentas especificas, principalmente de segurança, que tratam os dados pessoais, nomeadamente, controlo de acessos aos dados, anonimização, encriptação, gestão do consentimentos, fuga de informação e gestão de incidentes.
As principais mudanças prendem-se com os procedimentos que envolvam tratamentos de dados pessoais, com revisões/alterações contratuais com terceiros e colaboradores, com a revisão da forma de acesso aos dados pessoais com maior segurança e a granularidade nos acessos aos dados e segregação de funções. Por outro lado, será criada uma nova função, o Data Protection Officer.
A adaptação está em curso. Estamos a esclarecer a aplicação de alguns pontos do regulamento, para concluir o diagnóstico, o plano de acções e a implementação de novas ferramentas que permitam aplicar o regulamento nos processos que tratam dados pessoais. Iremos também eventualmente rever alguns contratos para os alterar no sentido de  os adequar ao regulamento e nomear o DPO.
Estamos a desenvolver os trabalhos para que os aspectos mais críticos do regulamento possam ser cumpridos, mas vários dos aspectos quanto à implementação do regulamento irão prolongar-se por mais tempo.
[Mais difícil foi] Entender o próprio regulamento e a sua aplicação. A grande amplitude da aplicação do regulamento, que implica intervir em muitos aspectos para os quais os sistemas, as aplicações, os processos e as pessoas não estão ainda preparados'.
Os projetos para os metros têm se ser executados até 2023.
07 de Setembro de 2020 às 09:30
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Os metros de Lisboa e Porto lançaram ainda em 2019 – em janeiro e em abril, respetivamente – os concursos públicos para a expansão das suas redes, num investimento total superior a 500 milhões de euros. Mas neste momento apenas na capital existem condições para pôr os projetos no terreno, já que no Porto a intenção de celebrar os contratos com a espanhola Ferrovial está suspensa devido a uma impugnaç

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