Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Media Capital vende 50% da Económica à Recoletos por 11 milhões de euros (act)

A empresa de media espanhola Recoletos comprou 50% do capital da Económica SGPS à Media Capital, por 11 milhões de euros, passando a controlar a totalidade do capital da empresa que edita o «Diário Económico» e o «Semanário Económico».

14 de Outubro de 2002 às 11:13
  • ...
A empresa de media espanhola Recoletos comprou 50% do capital da Económica SGPS à Media Capital, por 11 milhões de euros, passando a controlar a totalidade do capital da empresa que edita o «Diário Económico» e o «Semanário Económico», diz a empresa em comunicado.

De acordo com o comunicado da Media Capital, esta operação está dentro dos «moldes definidos pela parceria desde o início». Para a empresa liderada por Miguel Paes do Amaral, a alienação dos 50% permite à Media Capital «enfocar a actividade e os recursos do grupo no seu "core business" dentro do sector media».

O mesmo documento refere que apesar desta venda, «a Media Capital irá continuar ligada a esta área através do canal temático da televisão por cabo de informação económica». O lançamento está previsto para primeiro semestre do próximo ano. A Media Capital é a dona da TVI.

A Media Capital e a Recoletos dividiam o capital da Económica SGPS desde 1998, tendo hoje a empresa espanhola anunciado que passou a deter 100% da empresa portuguesa, que edita o «Diário Económico», «Semanário Económico», e a publicação mensal «Fortunas & Negócios».

A Recoletos que já controlava 50% da Económica, pagou 11 milhões de euros pela metade que ainda não controlava.

Segundo o comunicado da empresa espanhola, o «Diário Económico», o «Semanário Económico», e a «Fortunas & Negócios» tiveram em 2001, uma publicação média de cerca de 13,3 mil, 17,3 mil e 15 mil, respectivamente.

De acordo com Jaime Castellanos, presidente do grupo espanhol, citado em comunicado, «esta operação representa um importante passo à frente, na nossa estratégia de crescimento nos mercados de língua portuguesa e espanhola», acrescentando que Portugal «é um dos nossos mercados prioritários».

A Recoletos é controlada pelo Grupo Pearson, que edita o Financial Times. A Recoletos, em Espanha, edita o «Expansión» e a Marca, jornais diários de economia e desporto, respectivamente.

As acções da Recoletos seguiam em queda de 0,73% para os 4,06 euros.

Por Pedro Carvalho e Alexandra Luís

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio