Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mario Monti «Chocado» com Sousa Franco

O Comissário Mário Monti, afirmou estar «surpreendido e chocado» com as afirmações do ministro das Finanças, Sousa Franco, em relação ao comissário da Concorrência, Karel Van Miert.

Num...

16 de Setembro de 1999 às 17:44
  • ...
O Comissário Mário Monti, afirmou estar «surpreendido e chocado» com as afirmações do ministro das Finanças, Sousa Franco, em relação ao comissário da Concorrência, Karel Van Miert.

Num comunicado hoje divulgado, Monti veio em defesa do seu colega, «reconhecendo o trabalho de Karel Van Miert na defesa da Europa, com a maior imparcialidade e rigor». Reiterando a consonância de posições entre os dois comissários, no que diz respeito às regras de concentração, dentro da União Europeia (UE).

Mario Monti insurge-se assim em resposta às acusações proferidas por Sousa Franco, que na quarta-feira passada, acusou o actual comissário da concorrência, Karel Van Miert, de «arbitrário, ignorante e de estar ao serviço de interesses particulares», relativamente ao negócio entre Champalimaud/Banco Santander Central Hispano (BSCH).

Recorde-se que na própria quarta-feira, o porta-voz de Van Miert, «considerara tais “impropérios” como falta de argumentos para responder» à posição comunitária. Aproveitando a ocasião para reafirmar a manutenção dos «timings» relativamente ao veto do negócio Champalimaud/BSCH, assim como a decisão de avançar para os tribunais, que amanhã deverá dar entrada no Tribunal Europeu de Justiça.

Amanhã, a Comissão Europeia deverá avançar com um processo de infracção contra o veto do Estado português à aliança entre Champalimaud e o BSCH.

Apesar das declarações de Sousa Franco, Mario Monti termina a referida nota, confirmando a existência de boas relações com o ministro das Finanças.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio