Notícia
Mario Monti «Chocado» com Sousa Franco
O Comissário Mário Monti, afirmou estar «surpreendido e chocado» com as afirmações do ministro das Finanças, Sousa Franco, em relação ao comissário da Concorrência, Karel Van Miert.
Num...
Num comunicado hoje divulgado, Monti veio em defesa do seu colega, «reconhecendo o trabalho de Karel Van Miert na defesa da Europa, com a maior imparcialidade e rigor». Reiterando a consonância de posições entre os dois comissários, no que diz respeito às regras de concentração, dentro da União Europeia (UE).
Mario Monti insurge-se assim em resposta às acusações proferidas por Sousa Franco, que na quarta-feira passada, acusou o actual comissário da concorrência, Karel Van Miert, de «arbitrário, ignorante e de estar ao serviço de interesses particulares», relativamente ao negócio entre Champalimaud/Banco Santander Central Hispano (BSCH).
Recorde-se que na própria quarta-feira, o porta-voz de Van Miert, «considerara tais “impropérios” como falta de argumentos para responder» à posição comunitária. Aproveitando a ocasião para reafirmar a manutenção dos «timings» relativamente ao veto do negócio Champalimaud/BSCH, assim como a decisão de avançar para os tribunais, que amanhã deverá dar entrada no Tribunal Europeu de Justiça.
Amanhã, a Comissão Europeia deverá avançar com um processo de infracção contra o veto do Estado português à aliança entre Champalimaud e o BSCH.
Apesar das declarações de Sousa Franco, Mario Monti termina a referida nota, confirmando a existência de boas relações com o ministro das Finanças.