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Marca à prova de choque?

Será que a insígnia Millennium bcp, que em 2006 foi avaliada pela consultora de marketing Interbrand como sendo a mais valiosa marca nacional - um activo de 1.171 milhões de euros -, conseguirá escapar incólume à crise que se gerou no interior do banco ma

27 de Agosto de 2007 às 06:05
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Será que a insígnia Millennium bcp, que em 2006 foi avaliada pela consultora de marketing Interbrand como sendo a mais valiosa marca nacional - um activo de 1.171 milhões de euros -, conseguirá escapar incólume à crise que se gerou no interior do banco mas que assumiu dimensões de folhetim na praça pública?

Vários especialistas em gestão de marca acreditam que a marca não sairá imune da batalha protagonizada pela gestão de topo do banco. Até porque, segundo a análise feita em 2006 pela Interbrand, um dos principais motores da reputação da marca BCP assenta na percepção positiva que os vários "stakeholders" do banco têm em relação à liderança e à visão dos lideres da instituição bancária. Não existem marcas inabaláveis e o BCP não é excepção à regra.

"O comportamento da liderança e nomeadamente do seu líder é dos mais "marcantes" na percepção da marca a cada momento pelos restantes públicos. A liderança controla a gestão da organização, a comunicação institucional e os sinais de identidade da marca, pelo que uma liderança estável pode contribuir muito para uma imagem da marca consistente ao longo do tempo", explica Paulo Lencastre, académico especialista em identidade de marcas.

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