Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Madrid sem pão Bimbo durante cinco dias

Os representantes, na Bimbo de Madrid, da confederação sindical Comisiones Obreras (CCOO), convocaram uma greve para os dias 17, 18, 24, 25 e 26 de Fevereiro.

Bloomberg
13 de Fevereiro de 2015 às 18:55
  • ...

A fábrica da Bimbo em Madrid, localizada no parque industrial Las Mercedes, parará durante cinco dias até ao final deste mês. A greve foi convocada pela representação sindical da CCOO na capital espanhola.

 

A pretensão desta paragem no trabalho é "tentar travar o Expediente de Regulação de Emprego, que vai afectar 61 pessoas", disse esta sexta-feira à Europa Press o representante da secção sindical da empresa, Tomás Casta.

 

Recorde-se que o Expediente de Regulación de Empleo (ERE) é um mecanismo laboral especial dirigido a empresas em crise, que lhes permite reduzirem os seus efectivos.

 

A decisão da greve, comentou Tomás Casta, foi tomada devido ao facto de as negociações não terem sido satisfatórias, "já que a empresa vê como última opção a transferência de alguns dos trabalhadores afectados para a nova fábrica da empresa, localizada em Azuqueca de Henares (Guadalajara).

 

A fábrica situada no Las Mercedes integra cerca de 260 trabalhadores e o sindicato considera que este expediente regulador "é o início de uma série de despedimentos que se irão produzindo sucessivamente", salienta o Cinco Días, citando o CCOO.

 

A empresa Bimbo foi criada no México, em 1945. Vinte anos mais tarde, em Março de 1964, um dos seus fundadores decidiu criar a mesma empresa em Espanha, com símbolos e filosofia idênticos. No ano a seguir, a Bimbo iniciou a sua actividade em Espanha. Em 1978, os empresários mexicanos fundadores da Bimbo venderam a totalidade das suas acções e ambas as companhias – a mexicana e a espanhola – seguiram caminhos paralelos, mas independentes. Em 2011 o Grupo Bimbo mexicano comprou a Bimbo Espanha e Portugal, que voltou assim a integrar a companhia original, sob a denominação Bimbo Ibéria.

Ver comentários
Saber mais CCOO Madrid Tomás Casta Bimbo greve
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio