Notícia
Lucros trimestrais da ChevronTexaco descem 62%; acima do esperado
Os resultados líquidos da ChevronTexaco recuaram 62% no primeiro trimestre deste ano, mas ficaram acima das previsões dos analistas, depois das reduções de custos implementadas pela empresa, anunciou a petrolífera norte-americana.
Nos primeiros três meses deste ano, os lucros da ChevronTexaco atingiram os 931 milhões de dólares (1,04 mil milhões de dólares), excluindo resultados extraordinários. Os resultados líquidos «pro forma» relativos ao ano anterior ascenderam aos 2,45 mil milhões de dólares (2,73 mil milhões de euros).
Os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2002 correspondem a um lucro por acção de 0,88 dólares (0,98 euros), face aos 0,70 dólares (0,78 euros) previstos em média pelos analistas.
A empresa nasceu de uma fusão entre a Chevron e a Texaco, concretizada em Outubro do ano passado, que permitiu a criação da segunda maior companhia do sector nos Estados Unidos (EUA).
Esta fusão permitiu levar a cabo reduções de custos e aproveitar sinergias que impediram uma maior quebra dos resultados, segundo analistas citados pelas agências internacionais.
As acções da ChevronTexaco encerraram ontem a ganhar 1,06% para os 85,90 dólares (95,70 euros).