Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Sonae SGPS terão recuado para 102 milhões de euros

A Sonae SGPS alterou significativamente o seu perímetro de consolidação nos últimos trimestres, depois de alienar uma série de activos de várias áreas de negócios. Os resultados da Sonae SGPS serão divulgados hoje e os analistas estão à espera de lucros d

07 de Setembro de 2006 às 07:15
  • ...

A Sonae SGPS alterou significativamente o seu perímetro de consolidação nos últimos trimestres, depois de alienar uma série de activos de várias áreas de negócios. Os resultados da Sonae SGPS serão divulgados hoje e os analistas estão à espera de lucros de 102 milhões de euros, um valor que representa uma queda 38% face ao valor obtido o ano passado.

O EBITDA terá recuado para 261,8 milhões e as receitas baixado para 2,05 mil milhões de euros.

Contudo, estes números não são comparáveis com o período homólogo, pois desde então a Sonae alienou uma série de activos, com destaque para o "spin off" da Sonae Indústria e venda do negócio de retalho no Brasil, que deixaram a empresa mais pequena. A Sonae Sierra também passou a ser consolidada pelo método proporcional, depois da venda de uma participação à Grovesnor. Estas operações reflectem-se de forma negativa na comparação em termos homólogos dos lucros e receitas da Sonae, mas entre o primeiro e o segundo trimestre (com perímetro de consolidação idêntico) a empresa consegue uma melhoria significativa.

Tendo em conta as previsões dos analistas, a Sonae SGPS terá registado lucros de 77,2 milhões de euros no segundo trimestre, um crescimento trimestral de três vezes, explicado pela melhoria da actividade operacional e também pela mais valia conseguida pela Sonaecom com a venda da Enabler, de 25,3 milhões de euros.

Um analista contactado pelo Jornal de Negócios aponta como um dos principais "drivers" para os resultados da Sonae SGPS o aumento das vendas da Modelo Continente, que deverão ficar acima dos 10%, devido à expansão da marca no país com a abertura de novas lojas.

Além disso, o mesmo analista refere que a Sonae Sierra deverá registar um crescimento significativo, devido à descida das "yields", bem como ao aumento do número de centros comerciais que tem sob gestão.

Sónia Baldeira, analista do CaixaBI, explica a melhoria dos resultados da Sonae Sierra com o crescimento do valor criado com os seus investimentos, e também com a abertura de um novo centro comercial no Seixal.

A empresa de centros comerciais do grupo anunciou ontem os resultados do primeiro semestre, com os lucros a mais que duplicarem face ao período homólogo, Sónia Baldeira não está à espera de grandes surpresas nos resultados que a Sonae vai divulgar depois do fecho da bolsa, esperando que estes continuem a assinalar uma melhoria na rentabilidade da empresa. A determinar a evolução das cotações continuarão a estar sobretudo as notícias relacionadas com a OPA à PT.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio