Notícia
Lucros da Lufthansa caem 90% entre Janeiro a Setembro
Os resultados líquidos da Lufthansa caíram 90% nos nove primeiros meses do ano, reflectindo a redução do tráfego aéreo, na sequência dos ataques terroristas de 11 de Setembro e do abrandamento económico.
Os lucros da Luthansa diminuíram de 672 milhões de euros (milhões de contos) para os 65 milhões de euros (milhões de contos), com a transportadora a cortar a em 20% o número de lugares disponíveis nos voos transatlânticos .
O tráfego aéreo de passageiros nas transportadoras europeias diminuiu cerca de 30% desde os ataques terroristas de Setembro.
Os custos com os trabalhadores da Lufthansa cresceram 16,5% nos nove primeiros meses do ano para os 3 mil milhões de euros (601 milhões de contos), com a empresa a ser obrigada a aumentar os salários do pessoal de terra e das tripulações.
Os ganhos no mês de Setembro foram afectados em 180 milhões de euros (36 milhões de contos) pelos efeitos decorrentes dos ataques terroristas.
As vendas aumentaram 14% para os 12,30 mil milhões de euros (2,47 mil milhões de contos), com a empresa a prever que as receitas possam diminuir em 1,2 milhões de euros (241 milhões de contos) no último trimestre do ano.
A empresa afirmou que as medidas de redução de custos anunciadas deverão permitir encerrar o ano com lucros operacionais.
Às 10h13, a Lufthansa ganhava 6,15% na Bolsa de Frankfurt, cotando nos 14,07 euros (2.821 escudos).