Notícia
Lucros da Ibersol crescem 15% no primeiro semestre do ano
Os resultados líquidos da Ibersol ascenderam aos 1,79 milhões de euros, incluindo interesses minoritários, no primeiro semestre, mais 15% do que o registado no período homólogo, divulgou a empresa em comunicado.
O volume de vendas da Ibersol [IBRS], incluindo o negócio em Espanha, aumentou 22,2% para os 54,2 milhões de euros. Excluindo os negócios em Espanha, o crescimento das receitas foi de 5,7%.
A margem bruta consolidada foi de 74,7% das vendas, enquanto o EBITDA, ou «cash flow» operacional, foi de 7,16 milhões de euros, nos primeiros seis meses, representando 13,2% das vendas.
A operadora de cadeias alimentares incluiu, este ano, as empresas espanholas PastaCaffé e Pizza Móvil, nas suas contas semestrais. Em Espanha, a Ibersol explora 37 lojas próprias e 14 contratos de franquia.
A Pizza Hut «foi a marca onde a quebra no consumo, sentida no último trimestre, teve maior impacto, apresentando um crescimento nas vendas de 2,4% para 23,8 milhões de euros», segundo a mesma fonte.
A KFC, no período em análise, quase duplicou o número de restaurantes, enquanto a Pans & Co continuou a reforçar a sua posição no segmento das sandes.
A empresa divulgou ainda que «o plano de expansão regista algum atraso», o que irá conduzir que a abertura de algumas unidades seja realizada durante o quarto trimestre.
No primeiro semestre, a Ibersol adquiriu 60% do capital da Restmon Portugal, empresa que explora contratos de franquia da Cantina Mariachi e que não foi incluída na consolidação do grupo, por ser imaterial neste período.
No quarto trimestre, a empresa estima cumprir o objectivo de realizar a abertura de 30 lojas novas até ao final do ano.
A Ibersol seguia a subir 1,48% para os 2,74 euros.