Notícia
Lucros da BP caem mais de 90% arrastados pela queda do petróleo
Os lucros da BP caíram 91% no quarto trimestre do ano passado para 196 milhões de dólares. As estimativas dos analistas eram de lucros de 814 milhões de dólares. Queda da cotação do petróleo penalizou resultados.
Os lucros da BP caíram 91% no último trimestre de 2015. De acordo com os dados divulgados esta manhã em comunicado pela empresa, e citados pela Bloomberg, os lucros ajustados a itens extraordinários e a alterações de inventários totalizaram os 196 milhões de dólares (em torno de 180 milhões de euros).
O valor médio estimado pelos 10 analistas consultados pela Bloomberg apontava para lucros de 814,7 milhões de dólares (mais de 750 milhões de euros). Além disso, o valor registado no último trimestre de 2015 contrasta com os lucros de 2,24 mil milhões de dólares (mais de 2 mil milhões de euros) obtidos no quarto trimestre de 2014.
A queda dos preços do petróleo afectou os resultados da petrolífera britânica e fez com que o valor de mercado da BP baixasse dos 100 mil milhões de dólares pela primeira vez depois do derramamento de petróleo no Golfo do México em 2010, segundo a agência de informação.
O CEO da companhia, Bob Dudley, já cortou gastos avaliados em milhares de milhões de dólares, eliminou milhares de postos de trabalho e adiou projectos para tentar proteger o balanço da empresa.
De acordo com uma análise do Barclays, o líder da BP foi um dos primeiros entre os líderes das petrolíferas a preparar as suas empresas para as quedas da cotação do petróleo, o que coloca a empresa inglesa numa posição mais vantajosa face às congéneres.
The key facts of #BP's 4Q #results $BP pic.twitter.com/bfdHDWAtMd
— BP Press (@BP_Press) 2 fevereiro 2016