Notícia
Lucros da Allianz caem 53% em 2001
Os resultados líquidos da Allianz, a segunda maior seguradora europeia, recuaram 53% no conjunto de 2001, ficando abaixo das estimativas preliminares avançadas pela empresa germânica, anunciou a companhia em comunicado.
A Allianz obteve lucros de 1,62 mil milhões de euros, um valor que compara com as previsões iniciais de resultados líquidos na ordem dos 1,7 mil milhões de euros, avançadas em Fevereiro último.
A quebra dos resultados registada no ano passado esteve relacionada com os custos afectos à tomada do controle no Dresdner Bank, uma operação avaliada em 20 mil milhões de euros, e às provisões criadas para fazer face às perdas de valor de outros activos.
A unidade de banca da seguradora registou perdas de 200 milhões de euros, enquanto a sua divisão de gestão de activos apresentou prejuízos na ordem dos 348 milhões de euros, devido às quedas dos mercados de capitais, adiantou a empresa.
No entanto, a Allianz reiterou as suas estimativas para o conjunto de 2002, prevendo atingir resultados líquidos superiores a três mil milhões de euros, enquanto os prémios de seguros recebidos deverão crescer cerca de 4%.
As acções da Allianz seguiam a ganhar 0,76% para os 282,49 euros.