Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da EPAL recuou 8% no ano passado

Com um resultado positivo de 40 milhões de euros, o presidente da EPAL assegura que “a empresa tem as suas contas perfeitamente equilibradas”, indicando ainda que o investimento este ano deverá mais do que duplicar o montante investido pela EPAL em 2013.

A carregar o vídeo ...
25 de Março de 2014 às 12:24
  • ...

A EPAL, empresa do grupo Águas de Portugal que abastece a região de Lisboa, fechou 2013 com um resultado líquido de 40 milhões de euros, menos 8% do que o alcançado no ano anterior, informou esta terça-feira a administração da empresa.

 

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), por seu lado, desceu de 87,5 para 81 milhões de euros, tendo o volume de negócios apresentado um recuo de 0,8%.

 

“No exercício de 2013 verificou-se uma redução de 3,2% no fornecimento de água, o que se traduziu numa redução de 1,1 milhões de euros no volume de negócios”, explicou o presidente da EPAL, José Sardinha, num encontro com a imprensa.

 

Segundo o gestor, a empresa encerrou o ano com um nível de 7,9% de perdas de água, que compara com cerca de 40% de perdas de água noutras entidades gestoras do abastecimento de água em Portugal.

 

Há uma perspectiva de continuar a reduzir o volume de água fornecido. Estimamos também uma redução ao nível dos resultados. Mas estimamos uma subida do investimento, que em 2014 será mais do dobro do que foi em 2013.
 
José Sardinha, presidente da EPAL

 

José Sardinha notou ainda que “a empresa tem as suas contas perfeitamente equilibradas”, esperando que 2014 traga uma nova redução ao nível dos resultados, em parte ligada à perspectiva de “continuar a reduzir o volume de água fornecido”.

 

Em sentido contrário evoluirá o investimento. Após ter aplicado 6,7 milhões de euros em 2013, a EPAL estima realizar em 2014 mais do dobro desse valor. Está em curso um investimento de 5,5 milhões de euros numa estação elevatória e está previsto o lançamento este ano de um investimento de 2 milhões na substituição de tubagens. Adicionalmente, a EPAL espera no final deste ano adjudicar o contrato para um “investimento muito significativo”, da ordem de 13 milhões de euros, na reaqualificação tecnológica da estação de tratamento de Vale da Pedra.

 

Na apresentação dos resultados de 2013, a EPAL deu ainda conta da adesão ao tarifário social lançado em Agosto do ano passado e que em sete meses recolheu 1.532 adesões.

 

Quanto às tarifas para a generalidade dos clientes da EPAL, José Sardinha indicou que a empresa já submeteu à Direcção Geral das Actividades Económicas (DGAE) a sua proposta de actualização tarifária para 2014, mas não há um mês definido para a entrada em vigor dos novos preços, que o presidente da EPAL não quis detalhar.

Ver comentários
Saber mais EPAL grupo Águas de Portugal José Sardinha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio