Notícia
Lucro da Nestlé sobe 20,9% para 11.790 milhões de euros em 2023
Multinacional suíça atribui resultado líquido a menor depreciação dos ativos e a impostos mais baixos. Vendas totais caíram 1,5% em 2023 para 97.910 milhões de euros.
22 de Fevereiro de 2024 às 13:04
O lucro da Nestlé aumentou 20,9% em 2023, para 11.200 milhões de francos suíços (11.790 milhões de euros), anunciou esta quinta-feira a multinacional suíça, atribuindo o resultado principalmente a uma menor depreciação dos ativos e a impostos mais baixos.
Para os investidores, isto significa que o lucro por ação aumentou 23,7% em 2023, para 4,24 francos suíços (4,46 euros), explica em comunicado.
As vendas totais ascenderam a 93.000 milhões de francos suíços (97.910 milhões de euros), uma queda de 1,5% na comparação com o ano anterior.
Olhando para 2023, o presidente-executivo da Nestlé, Mark Schneider, lembrou que a inflação nos últimos dois anos pressionou muitos consumidores e afetou a procura de alimentos e bebidas.
"Perante este cenário difícil, registámos um forte crescimento orgânico e uma sólida melhoria da margem com um aumento do marketing e de outros investimentos direcionados para o crescimento", disse o gestor, adiantando que a geração de fluxo de caixa livre do grupo empresarial regressou ao seu "nível histórico".
A Nestlé, uma das maiores multinacionais agroalimentares do mundo, referiu ainda no comunicado que, para este ano, prevê um crescimento das vendas orgânicas de cerca de 4%.
O grupo empresarial suíço recomprou ações no valor de 5.000 milhões de francos suíços em 2023, no âmbito do programa trienal de recompra de ações no valor de 20.000 milhões de francos suíços que começou no início de 2022.
Nesta lógica, a administração vai propor na próxima assembleia geral de acionistas uma redução do capital social em 50 milhões de ações (de 267 milhões de francos suíços para 262 milhões de francos suíços) através da anulação das ações adquiridas no âmbito do programa de recompra.
Para os investidores, isto significa que o lucro por ação aumentou 23,7% em 2023, para 4,24 francos suíços (4,46 euros), explica em comunicado.
Olhando para 2023, o presidente-executivo da Nestlé, Mark Schneider, lembrou que a inflação nos últimos dois anos pressionou muitos consumidores e afetou a procura de alimentos e bebidas.
"Perante este cenário difícil, registámos um forte crescimento orgânico e uma sólida melhoria da margem com um aumento do marketing e de outros investimentos direcionados para o crescimento", disse o gestor, adiantando que a geração de fluxo de caixa livre do grupo empresarial regressou ao seu "nível histórico".
A Nestlé, uma das maiores multinacionais agroalimentares do mundo, referiu ainda no comunicado que, para este ano, prevê um crescimento das vendas orgânicas de cerca de 4%.
O grupo empresarial suíço recomprou ações no valor de 5.000 milhões de francos suíços em 2023, no âmbito do programa trienal de recompra de ações no valor de 20.000 milhões de francos suíços que começou no início de 2022.
Nesta lógica, a administração vai propor na próxima assembleia geral de acionistas uma redução do capital social em 50 milhões de ações (de 267 milhões de francos suíços para 262 milhões de francos suíços) através da anulação das ações adquiridas no âmbito do programa de recompra.