Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa relança concurso de 29 milhões para rede de bicicletas partilhadas

Os interessados têm até dia 15 de Março para responder ao concurso. O passe anual para andar de bicicleta vai custar 36 euros e o sistema deverá estar operacional no segundo trimestre de 2017.

09 de Março de 2016 às 14:14
  • 4
  • ...
A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) lançou um novo concurso para o sistema de bicicletas partilhadas. Após a anulação do primeiro concurso devido ao incumprimento de formalidades pelos concorrentes, a empresa pública relança o concurso no valor de 28,9 milhões de euros. Os interessados têm agora de enviar uma proposta até às 17:00 do dia 15 de Abril.

Em relação ao critério de adjudicação, a EMEL sublinha que a "proposta economicamente mais vantajosa" vai ser a eleita. O preço vale assim 50%, a experiência de utilização da bicicleta vale 30%, os componentes funcionais da bicicleta valem 10%, enquanto a imagem gráfica da rede vale 10%.

O primeiro concurso para comprar e gerir 1.410 bicicletas na cidade de Lisboa foi lançado nos mesmos moldes pela EMEL em Outubro. O procedimento prevê a contratação de uma empresa para fornecer as bicicletas e gerir o Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP) durante oito anos.

Mas o procedimento foi anulado porque nenhuma das 10 propostas cumpria todas as formalidades, como traduzir documentos para português, algo que é obrigatório e é motivo de exclusão. Na altura, a média das propostas ficou situada nos 24,4 milhões, menos 4,5 milhões face aos 28,9 milhões máximos previstos no concurso.

A EMEL prevê que o sistema venha a estar completamente operacional na Primavera de 2017, como avançou recentemente o administrador da empresa pública, João Dias, ao Negócios. Em relação ao preço, um bilhete diário vai custar 10 euros, enquanto um passe anual deverá rondar os 36 euros, o preço de um passe Navegante mensal.

No total, vão existir 140 estações com 1.410 bicicletas na cidade de Lisboa. As estações estarão divididas por quatro zonas: Planalto Central (com 92 estações); Parque das Nações (15 estações); Eixo Central (6 estações); Baixa e frente ribeirinha (27 estações).
Ver comentários
Saber mais bicicletas bicicleta lisboa emel rede de bicicletas bicicletas partilhadas Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa EMEL sbpp sistema de bicicletas partilhadas lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio